26 de abril de 2024 - 12:58

Estudo avalia plantio sustentável de espécies florestais nativas

Avaliação de técnicas de implantação de espécies florestais nativas com potencial de uso em sistema agrosilvipastoril é tema de um projeto em andamento no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer). Coordenado por Camila Pellizzoni Balthazar, mestre em Agroecossistema, o trabalho tem como proposta investigar a eficiência da semeadura direta e plantio direto de mudas.

“A adoção de sistemas integrados de produção, especialmente aqueles compostos com espécies florestais nativas propicia importantes benefícios. Além da diversificação produtiva, melhora a produtividade e o bem-estar animal e ainda contribui com a manutenção da biodiversidade e mitigação de gases de efeito estufa”, explica.

Em uma área dentro do Cepaer, Camila e a equipe técnica iniciaram o projeto com o plantio de várias espécies diferentes para avaliar o estabelecimento, crescimento e desenvolvimento delas.

O projeto terá duração de 24 meses e recebe recursos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. Serão estudadas as espécies florestais Canafístula (Peltophorum dubium), bordão-de-velho (Samanea tubulosa), baru (Dipteryx alata), jenipapo (Genipa americana) e jatobá (Hymenaea courbaril).

O sistema silvipastoril foi implantado por meio de mudas e semeadura direta, associada ao consórcio de espécies companheiras, como os adubos verdes e culturas de interesse econômico (milho e mandioca). Também foi utilizada palhada na cobertura do solo.

“Para avaliar o estabelecimento das espécies florestais nativas, serão feitas contagens dos indivíduos da semeadura direta aos 30, 60 e 90 dias após a semeadura, além da observação do crescimento e desenvolvimento das mudas. Será avaliado ainda o custo de implantação e manutenção das diferentes formas de implantação e manejo”, explica a pesquisadora.

Inovações e Benefícios

Segundo Camila, agricultores familiares são diariamente desafiados a produzir e gerar renda em pequenas áreas, geralmente com pouca disponibilidade de recursos financeiros.

Os sistemas integrados agrosilvipastoris que levam em consideração o bioma cerrado ainda necessitam de avanços científicos e pesquisas aplicadas.

Nesse sentido, o estudo de técnicas alternativas sustentáveis visando redução de custo de implantação e aumento de eficiência produtiva e ambiental é inovador e estratégico para o incentivo à adoção de sistemas de integração com espécies florestais nativas em Mato Grosso do Sul.

Segundo ela, espera-se, com a conclusão da pesquisa, apresentar tecnologia de baixo custo para implantação de espécies florestais nativas para compor sistemas agrosilvipastoril.

O conhecimento será compartilhado com os agricultores familiares, que são o público alvo da Agraer, por meio de palestras, dias de campo para acadêmicos de ciências agrárias, técnicos e produtores, treinamentos visando a formação de recursos humanos voltados à atuação na assistência técnica em implantação e manejo de sistemas integrados.

Texto: Ricardo Campos Jr. – Assessoria de Comunicação Social da Agraer

Fotos: Camila Pellizzoni Balthazar – Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer – Cepaer