plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 05:18

Obesidade e saúde do homem; como se cuidar com dicas de Dr. Jamal

Tratamentos contra a obesidade e como prevenir doenças que acometem principalmente os homens estiveram na pauta da entrevista desta quinta-feira do programa Rádio Livre, da FM 104,7 Educativa, que recebeu o médico urologista e vereador Dr Jamal Salem.

Especialista em Nutrologia, Jamal comentou sobre o início de seus estudos na área, motivados pela observação do crescimento de casos e dificuldade de tratamento de pacientes com diabetes. Também influenciaram os dados que apontam que 65% da população está acima do peso, o que aumenta o perigo desta e de diversas outras doenças.

Segundo o vereador, a obesidade é uma doença crônica, sem cura, mas com tratamento, que está ligada diretamente a ansiedade, questões genéticas e alguns fatores hormonais. Por isso o tratamento depende de uma ampla atuação de especialistas e de mudanças de hábitos que devem ser incorporados “de corpo e alma” pelo paciente.

Como alternativa de tratamento Jamal Salem aponta o Emagresus, uma proposta interdisciplinar inserida em nove Unidades de Saúde da Família de Campo Grande com médicos, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas. Os casos são tratados de forma ampla, com esforço coletivo em todas as frentes nos postos Zé Abraão, Azaleia, Seminário, Zé Pereira, Vila Nasser, Corumbá, São Benedito e Vila Fernanda.

Saúde do Homem

O vereador Dr. Jamal Salem reafirmou na entrevista a importância sobre a realização de exames preventivos pelos homens, principalmente contra o câncer de próstata, tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

É uma doença séria, mas quando diagnosticada no início tem grandes chances de cura. Atualmente, de acordo com Jamal Salem, há aumento de procura por parte dos homens por exames preventivos. As próprias mulheres, na visão do médico, contribuem com a conscientização. E é na consulta o momento de ganhar a confiança do homem, que sabe da importância da prevenção.

De acordo com Dr. Jamal, todo homem acima de 40 anos deve fazer exame pelo menos uma vez ao ano.

Além do câncer de próstata, outras doenças também acometem a saúde do homem e podem ser prevenidas com exames periódicos, como as coronárias e até mesmo a impotência sexual, que atingem inclusive homens jovens. É importante buscar ajuda, já que são doenças como todas as outras e possuem tratamento.

Confira a entrevista completa no Rádio Livre desta quinta:

Fotos: José Habyner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *