26 de abril de 2024 - 03:35

Estudantes da Capital conhecem a Fertel e batem papo com Espíndolas sobre a Cultura de MS

Alunos da Escola Municipal Virgílio Alves de Campos, da Mata do Jacinto, conhecer as dependências da TVE Cultura MS e da Educativa 104.7 FM e participaram de conversa Celito, Gilson e Jerry Espíndola sobre cenário musical local
Estudantes conversaram com Celito, Gilson e Jerry Espíndola durante visita à Fertel. (Foto: Pedro Amaral)

A Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) recebeu nesta quinta-feira (19) a visita de cerca de 50 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgílio Alves de Campos, do bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande. Além de conhecerem os estúdios e demais estruturas usadas pela TVE Cultura MS, Educativa 104.7 FM e Portal da Educativa, os alunos ainda puderam bater um papo com integrantes da família Espíndola, ícones da música e das artes plásticas do Estado, sobre nossa cultura e regionalismos.

“Eles estão fechando o ciclo deles no Ensino Fundamental com chave de ouro. A visita vai fundamentar trabalhos das disciplinas de Língua Portuguesa e de História sobre Mato Grosso do Sul, abordando a cultura e a música do Estado”, explicou o professor Elton John, de Língua Portuguesa, um dos organizadores da visita ao lado do colega Valdecir Alves de Almeida, que leciona História, e da orientadora Cristiane Lobo.

Reunidos no auditório da Fertel, os estudantes foram divididos em grupos e puderam conhecer os estúdios da Educativa 104.7 FM, onde acompanharam o trabalho de Anderson Barão –diretor da rádio estatal– à frente do Manhã Educativa, e da TVE Cultura MS, utilizado para programas ao vivo como o Panorama MS e o Giro do Esporte e gravações do Show da Terra e do Cult, novo telejornal da emissora focado no cenário artístico do Estado.

Depois da visitação, os estudantes participaram de palestra com Celito e Gilson Espíndola, músicos, produtores e apresentadores do programa Na Cadeira do DJ, da Educativa 104.7 FM, e com o cantor Jerry Espíndola, onde trataram de questões relacionadas à produção musical e cultural do Estado. “Trata-se de uma questão de cidadania, do papel social do músico de discutir com as novas gerações a nossa formação cultural”, afirmou.

Jerry, por sua vez, animou a plateia com música –inclusive cantando funk para os estudantes. “Foi uma brincadeira para ajudar a descontrair, depois de uma manhã onde os alunos receberam muita informação, mas foi bem apropriado”, comentou, satisfeito com a apresentação dos temas. “Foi muito bem explorado para falar da cultura de Mato Grosso do Sul. É extremamente importante termos uma Educação em sintonia com a Cultura, desenvolvendo o interesse dos mais jovens”.

O saldo da visita também foi positivo para os alunos. “Vai ajudar bastante no desenvolvimento dos nossos trabalhos. E foi uma experiência nova, diferente. Eu nunca tinha vindo aqui”, afirmou Wilson Alves, 14, também impressionado com a palestra com os Espíndolas. “São pessoas muito conscientes, bem-humoradas, ajudaram bastante a gente”.

Confira mais imagens da visita registradas pelo fotógrafo Pedro Amaral:

Fertel recebe diariamente, em horário comercial, visitantes em seus espaços abertos, como o Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza, onde são realizadas exposições de artistas da Capital, e a Sala da Memória Pedro C. R. Porfírio, o “Museu da TVE”. Além disso, grupos podem agendar visitação a estes locais e, ainda, às estruturas da Educativa 104.7 FM e da TVE Cultura MS. Para tanto, basta agendar a vinda pelo telefone (67) 3318-3872.