plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 16:24

Estrutura mantida pelo Imasul na Quarentena possibilita reprodução de peixes em cativeiro

Os peixes que estão em quarentena na estrutura construída no quartel da Polícia Militar Ambiental (PMA) a espera da conclusão do Centro de Estudos e Pesquisas da Ictiofauna Pantaneira (Cepric) – conhecido como Aquário do Pantanal – já começaram a se reproduzir em cativeiro. A informação foi repassada ao secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, durante visita ao local, feita na semana passada. “Essa novidade é fruto do empenho e da capacitação técnica dos servidores do Imasul e aos pesquisadores que estão envolvidos diretamente com a manutenção da Quarentena”, disse o secretário.

Segundo o coordenador da Quarentena, o ictiólogo Eriberto Gimenes Junior “temos hoje uma estrutura de quarentena em condições adequadas para a manutenção dos peixes. No inventário que concluímos em 24 de novembro foram contabilizados 7.445 indivíduos de 181 espécies. Temos 112 espécies pantaneiras e outras vindas da África, Austrália, Amazônia e Oceania”.

visita-semade-e-imasul-na-quarentena-2-300x200“Conseguimos reproduzir com sucesso 16 espécies de peixes, sendo oito delas pantaneiras, inclusive as arraias, que são de grande potencial ornamental e muito difíceis de reprodução em cativeiro. Reproduzimos ainda 8 espécies exóticas, algumas delas nunca antes reproduzidas em cativeiro”, informou Eriberto Gimenes. Sobre o sucesso com a reprodução dos peixes em cativeiro, o coordenador credita o êxito “à toda equipe envolvida com a Quarentena, que é muito capacitada tecnicamente e ao Imasul, que nos proporcionou a estrutura adequada de quarentena, tanques enriquecidos com filtragem adequada da água e outras condições”, concluiu Eriberto.

Em 30 de junho deste ano, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), assumiu a Quarentena. Desde então, várias adequações foram realizadas na estrutura e equipamentos foram adquiridos pelo Imasul a fim de que o local possa oferecer as condições necessárias para a sobrevivência e manutenção dos peixes – atualmente os tanques e aquários da Quarentena abrigam 7,4 mil exemplares.

A visita à Quarentena foi acompanhada pelo secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, pela diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís de Azambuja Caramori, o gerente de Recursos Pesqueiros e Fauna, Vander Melquíades e o gerente de Administração e Finanças do Instituto, Roberto Silveira Barbosa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *