plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

2 de março de 2024 - 10:06

Erupções na boca podem ser novo sinal de covid-19

Estudo espanhol observou lesões no céu da boca de pacientes infectados pelo coronavírus

A lista de possíveis sintomas e sinais da covid-19 só aumenta. Somou-se a ela agora erupções na boca, que foram relatadas por médicos de um hospital de Madri, na Espanha.

De acordo com a publicação feita no JAMA (Journal of the American Medical Association), pelo menos 21 pacientes diagnosticados com covid-19 apresentaram erupções cutâneas. Em seis deles, as lesões clinicamente conhecidas por enantema apareciam no céu da boca cerca de duas semanas após o início dos sintomas.

Os pacientes afetados tinham entre 40 e 69 anos, segundo a equipe, e quatro dos seis eram mulheres.

erupções na boca covid-19

Esse tipo de erupção cutânea não é necessariamente surpreendente, já que é comum essas manchas aparecerem nas membranas mucosas de pacientes com infecções virais.

Porém, de acordo com o médico Juan Jimenez-Cauhe, que liderou o estudo no Hospital Universitário Ramon y Cajal, ainda não se sabe até que ponto esse é um sintoma generalizado na covid-19, pois “devido a questões de segurança, muitos pacientes com suspeita ou confirmação da doença não têm sua cavidade oral examinada”.

Os autores do estudo reconhecem o pequeno número de casos em sua série, mas ainda concluíram que “a presença de enantema é uma pista forte que sugere uma etiologia viral e não uma reação medicamentosa”.

Sintomas de covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os principais sintomas atribuídos a ele foram febre, tosse e falta de ar ou dificuldade em respirar. Mas conforme o vírus vai avançando e passa a ser mais conhecido, novos sintomas são observados.

Erupções na pele, principalmente, na ponta dos dedos, já foram relatadas em outros estudos. Diarreia, conjuntivite e  perda de paladar e olfato também são outras manifestações que podem aparecer em alguns pacientes.

FONTE: Catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *