29 de março de 2024 - 10:45

TVE Cultura exibe hoje ‘Ruivaldo, O Homem Que Salvou a Terra’, de Jorge Bodanzky

Documentário no Pantanal narra as consequências do assoreamento dos rios em Mato Grosso do Sul e será exibido às 19h15 (horário de MS) na faixa Doc.Mundo

TV Cultura SP e TVE Cultura MS exibem nesta quinta-feira (23) o documentário ‘Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra’. Dirigido pelo renomado cineasta Jorge Bodanzky e com codireção e fotografia de João Farkas, a produção narra a luta de Ruivaldo Nery Andrade para salvar sua terra do assoreamento dos rios do Mato Grosso do Sul. A atração vai ao ar às 19h15 (horário de MS), na faixa Doc.Mundo.

O filme mostra as consequências da elevação das águas do Rio Taquari, devido ao acúmulo de sedimentos e detritos levados para dentro dele, e como o fazendeiro tenta conter e alterar o fluxo das águas invasoras. “Era uma fazenda, aí virou um sítio, agora já está quase uma chácara, porque só está salvo onde eu coloquei terra. Meus vizinhos foram indo embora, minha família inteira partiu e eu estou solitário”, afirma Ruivaldo.

Com entrevistas locais, o média-metragem ainda mostra as riquezas da região do pantanal e também os problemas que a tragédia ambiental traz para os moradores. Produzido em 17 meses, entre março de 2018 e agosto de 2019, o documentário tem duração de 43 minutos.