plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de maio de 2024 - 06:58

Energisa oferece cadastro para Tarifa Social na Caravana da Saúde; saiba como solicitar o benefício

Em união com seus mais de 40 parceiros, a Caravana da Saúde está trazendo diversos tipos de serviços para a população que vão além dos atendimentos médicos. Um deles é a inscrição na Tarifa Social da conta de energia elétrica.

No balcão da Energisa, localizado no estando do Fácil da Caravana da Saúde, as famílias que atendem os pré-requisitos podem solicitar o benefício. O Fácil estará aberto nos dois finais de semana, dias 21 e 22 e 28 e 29 de maio, das 8 às 18 horas.

Tarifa social

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício regulamentado pela ANEEL que concede descontos na conta de energia de consumidores baixa renda. Cada família tem direito a Tarifa Social em apenas uma residência. Para fazer jus ao benefício é preciso atender os seguintes requisitos:​

01.​ Família inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;

02.Família que tenha entre seus moradores quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) . Caso o beneficiário do BPC seja indígena ou quilombola e almeje receber o desconto também deve estar incluso no Cadastro Único e informar o NIS;

03.​Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência, cujo tratamento ou procedimento médico necessite de uso continuado de equipamento que dependa do consumo de energia elétrica.

Como solicitar o benefício

Para solicitar o benefício, as famílias que se enquadram nos pré-requisitos precisam levar os seguintes documentos:

– NIS ou NB;
– Número da UC (Unidade Consumidora);
– CPF do responsável;
– RG ou outro documento oficial com foto;
– RANI (extenso) – ​ substitui CPF e RG e é válido somente para Indígena com NIS.

Quem se enquandra nas condições, mais que ainda não possui o número do NIS – (Número de Identificação Social), deve procurar os postos de cadastramento na Prefeitura Municipal e solicitar a inscrição no Cadastro Único para obtê-lo. De posse d​o NIS, informe este número à Energisa para cadastramento na Tarifa Social.

Para quem possui Beneficio da Prestação Continuada, deve informar o número do NB(Número do Benefício) à Energisa para cadastramento. Já os idosos e/ou deficientes protegidos pela Lei LOAS que não tenha o BPC devem procurar as agências do INSS. Após obter o número do NB, informá-lo à Energisa.

A empresa informa que a concessão do desconto está condicionada a aprovação do cadastro junto ao Ministério de Desenvolvimento Social. Se o prazo da solicitação for superior a 30 dias, entre em contatocoma Energisa em posse dos documentos pessoais​, NIS/NB para descobrir o motivo.​

Conta de luz possibilita ajuda a asilo

Uma parceria inédita tem levado dias melhores a dezenas de velhinhos moradores do Asilo São João Bosco. Por meio da conta de luz, os condumidores podem ajudar com valores a partir de R$ 2.

Para fazer parte da campanha é preciso autorizar que seja incorporado no valor final da conta de energia a quantia que quer doar,por meio de preenchimento de formulário. A doação inicia em R$ 2 e o limite máximo fica a critério do colaborador. A instituição abriga atualmente 89 idosos entre homens e mulheres e existe há cerca de 90 anos. Todo valor arrecadado por meio da parceria é repassado integralmente ao asilo.

Texto: Diana Gaúna, Subsecretaria de Comunicação
Foto: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *