26 de julho de 2024 - 23:08

Programa que vai ao ar na TVE Cultura estreia nova identidade visual e apresentadora; Felipe Santa Cruz falará sobre debate envolvendo desaparecimento de seu pai durante a ditadura
Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB, participa do Roda Viva e falará sobre polêmica envolvendo presidente. (Imagem: Reprodução)

O Roda Viva dará início à sua nova fase nesta segunda-feira (5), quando estreia nova identidade visual e apresentadora. No primeiro programa sob essa nova roupagem, o entrevistado é o advogado Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que fará sobre a polêmica recente com o presidente Jair Bolsonaro envolvendo o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, seu pai, durante a ditadura. O programa vai ao ar na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa a partir das 21h.

Recentemente, em pronunciamento público dirigido ao presidente da OAB, Bolsonaro disse que poderia contar a Santa Cruz como seu pai foi morto. Em virtude disso, 12 ex-presidentes da Ordem interpelaram judicialmente o presidente da República no Supremo Tribunal Federal para dar mais esclarecimentos sobre o caso –o mandatário, no mesmo dia, atribuiu a morte de Fernando à atuação de militantes de esquerda em supostas desavenças internas do grupo.

Fernando Santa Cruz pertencia à organização de esquerda Ação Popular e desapareceu em 1974, após ser preso por agentes do regime. Documentos levantados pela Comissão da Verdade e expedidos pela Marinha e Aeronáutica atestam que ele morreu um dia após a prisão. Diante da fala de Bolsonaro, houve reações na sociedade e, com o acionamento do STF, o presidente poderá ser acusado de ocultar provas e atentar contra a Constituição.

O tema será discutido no Roda Vida, que terá na bancada Vera Magalhães, comentarista da Rádio Jovem Pan e colunista do jornal O Estado de S. Paulo; Malu Delgado, editora-assistente de Política do jornal Valor Econômico; Renata Agostini, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; Luciana Coelho, editora do núcleo de Cidades da Folha de S. Paulo; e Carolina Brígido, repórter do jornal O Globo e da revista Época.

O Roda Viva traz nesta segunda novos cenário, trilha sonora elaborada pelo cantor e compostor João Marcelo Bôscoli e pacote gráfico reformulado, visando a um ar mais futurista e alinhado à era digital. A apresentação também muda, com o programa agora sendo comandado por Daniela Lima. Os desenhos do cartunista Pedro Caruso continuam a integrar a atração produzida pela TV Cultura de São Paulo e distribuída por uma rede de emissoras parceiras pelo país.

O programa é exibido às segundas-feiras, a partir das 21h, na TVE Cultura, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

1 comentário em “Em nova fase, Roda Viva recebe presidente da OAB para falar de polêmica com Bolsonaro”

1. Muito importante o debate sobre ditadura. As pessoas que viveram sem oportunidades e sem direitos não entenderam o que JanGO. Representou. Reformas de base. A geração posterior que cresceu após a abertura política não se interessa da gravidade dos fatos ocorridos de 1964 a1980. Preso político é alguém coque se manifestou contra o governo militar.