20 de abril de 2024 - 10:26

Programa que vai ao ar na TVE Cultura estreia nova identidade visual e apresentadora; Felipe Santa Cruz falará sobre debate envolvendo desaparecimento de seu pai durante a ditadura
Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB, participa do Roda Viva e falará sobre polêmica envolvendo presidente. (Imagem: Reprodução)

O Roda Viva dará início à sua nova fase nesta segunda-feira (5), quando estreia nova identidade visual e apresentadora. No primeiro programa sob essa nova roupagem, o entrevistado é o advogado Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que fará sobre a polêmica recente com o presidente Jair Bolsonaro envolvendo o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, seu pai, durante a ditadura. O programa vai ao ar na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa a partir das 21h.

Recentemente, em pronunciamento público dirigido ao presidente da OAB, Bolsonaro disse que poderia contar a Santa Cruz como seu pai foi morto. Em virtude disso, 12 ex-presidentes da Ordem interpelaram judicialmente o presidente da República no Supremo Tribunal Federal para dar mais esclarecimentos sobre o caso –o mandatário, no mesmo dia, atribuiu a morte de Fernando à atuação de militantes de esquerda em supostas desavenças internas do grupo.

Fernando Santa Cruz pertencia à organização de esquerda Ação Popular e desapareceu em 1974, após ser preso por agentes do regime. Documentos levantados pela Comissão da Verdade e expedidos pela Marinha e Aeronáutica atestam que ele morreu um dia após a prisão. Diante da fala de Bolsonaro, houve reações na sociedade e, com o acionamento do STF, o presidente poderá ser acusado de ocultar provas e atentar contra a Constituição.

O tema será discutido no Roda Vida, que terá na bancada Vera Magalhães, comentarista da Rádio Jovem Pan e colunista do jornal O Estado de S. Paulo; Malu Delgado, editora-assistente de Política do jornal Valor Econômico; Renata Agostini, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; Luciana Coelho, editora do núcleo de Cidades da Folha de S. Paulo; e Carolina Brígido, repórter do jornal O Globo e da revista Época.

O Roda Viva traz nesta segunda novos cenário, trilha sonora elaborada pelo cantor e compostor João Marcelo Bôscoli e pacote gráfico reformulado, visando a um ar mais futurista e alinhado à era digital. A apresentação também muda, com o programa agora sendo comandado por Daniela Lima. Os desenhos do cartunista Pedro Caruso continuam a integrar a atração produzida pela TV Cultura de São Paulo e distribuída por uma rede de emissoras parceiras pelo país.

O programa é exibido às segundas-feiras, a partir das 21h, na TVE Cultura, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

One Comment on “Em nova fase, Roda Viva recebe presidente da OAB para falar de polêmica com Bolsonaro”

1. Muito importante o debate sobre ditadura. As pessoas que viveram sem oportunidades e sem direitos não entenderam o que JanGO. Representou. Reformas de base. A geração posterior que cresceu após a abertura política não se interessa da gravidade dos fatos ocorridos de 1964 a1980. Preso político é alguém coque se manifestou contra o governo militar.