26 de abril de 2024 - 15:09

Em Corumbá, reeducandas aprendem a arte do bordado como fonte de geração de renda

Detentas do Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano” (EPFCAJG), em Corumbá, participam esta semana do curso de Bordado Livre, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos do Município.

A iniciativa integra as ações de promoção para a reinserção social das custodiadas por meio da qualificação profissional, possibilitando a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pessoais e, consequentemente, geração de renda. Recentemente também foram ofertados na unidade feminina de Corumbá cursos nas áreas de Técnicas na produção de hortaliças”, “Noções em primeiros socorros” e “Inclusão digital”.

Com 32 horas aulas, distribuídas em quatro dias, a qualificação conta com a participação de 12 reeducandas. Sob a orientação da instrutora do Senar, Arlete Delevatti Ferreira. Durante a capacitação, elas aprendem a realizar pontos com hastes, corrente, cheio, margarida, folha, nó francês, caseado, palestina e atrás.

Segundo a diretora do presídio, Anelize Lázaro de Lima, a intenção da qualificação às custodiadas é de oferecer a oportunidade de aprender algo que possa servir para o seu futuro. “O curso vai ajudar na autoestima e contribui para torná-las conscientes de seus valores no desenvolvimento de atividades lícitas”, destaca a dirigente.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, proporcionar ocupação produtiva às internas, através da qualificação profissional, reflete diretamente na redução dos índices de reincidência criminal, já que eleva as chances de inserção no mercado de trabalho. “E o Senar tem sido um importante parceiro nosso, pois constantemente oferece cursos de qualificação a custodiados do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul”, ressalta, agradecendo também a parceria da prefeitura de Corumbá.

Os cursos de capacitação na Agepen são coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Educação. Somente no ano passado, 1.106 reeducandos foram capacitados profissionalmente  em presídios de Mato Grosso do Sul.

Para este ano, já estão previstos cursos em áreas pontuais, tendo como novidade oficinas em unidades prisionais nas áreas de corte e costura, marcenaria, serralheria e padaria, por meio do Programa de Capacitação Profissional, do Ministério da Educação (Procap).

Texto e foto: Keila Oliveira – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)