29 de março de 2024 - 09:14

Em Campo Grande, secretários de Educação de todo o País vão debater qualidade do ensino médio

Campo Grande (MS) – A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, vice-presidente e coordenadora do eixo Gestão Escolar do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta, recebe os secretários de Educação de todo o País, nos dias 24 e 25 de setembro, para a III Reunião Ordinária do Consed, no Hotel Deville Prime, em Campo Grande.

O encontro terá como tema principal os contornos e definições para o ensino médio, tendo em vista a melhoria dos indicadores desta importante etapa escolar, com discussões sobre a Base Nacional Comum e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e contará com a presença do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

A secretária Maria Cecilia explica que o Consed organizou cinco eixos para serem tratados durante o encontro. “Vamos discutir a Base Nacional Comum, lançada recentemente pelo ministro Renato Janine Ribeiro, o financiamento da Educação brasileira, o plano de cargos e carreiras dos profissionais do magistério, gestão escolar e a reformulação do ensino médio”.

No encontro em Campo Grande, a secretária de Estado de Educação terá espaço para expor a educação regional. “Eu vou contar aqui o que fizemos com os jovens de 15 a 17 anos em disfunção de idade/série. Ou eles estudavam com os mais velhos da Educação de Jovens e Adultos ou com as crianças de 9 ou 10 anos, duas formas desestimulantes, por isso criamos o AJA, Avanço do Jovem na Aprendizagem, implantado inicialmente em sete municípios do Estado, mas que ano que vem tenho a certeza de todas as nossas cidades terão uma sala de AJA, projeto que funciona como um resgate social e educacional”.

Seminário

Na quarta-feira (23), Campo Grande já será palco de discussões sobre a educação brasileira durante o Seminário Ensino Médio, promovido pelo Consed, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), no Hotel Deville Prime, com participação de representantes das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

Os participantes serão recebidos pela secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta e conhecerão um panorama do ensino médio no Brasil, apresentado pelo professor doutor e pesquisador CNPq, Pedro Demo.

Sobre o Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realiza quatro reuniões ordinárias por ano, para a discussão de estratégias e ações que visam melhorias da educação pública. Fundado em 25 de setembro de 1986, o Conselho tem por finalidade promover a integração, articulação e mobilização das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, com vistas a convergir estratégias e políticas públicas para promover a melhoria da qualidade do ensino público no Brasil, defendendo a educação básica pública, universal e de qualidade, como pressuposto fundamental de desenvolvimento social e econômico.

O Consed é parceiro dos Poderes Públicos na discussão da política de educação nacional, na realização de ações, estudos e outras atividades afetas à área educacional, reconhecendo seu papel institucional como fomentador e mediador das discussões que envolvam os interesses legítimos das Secretarias de Educação.

O Consed, em todas as suas ações, é representante e interlocutor das Secretarias de Educação, junto aos órgãos consultivos e deliberativos afetos à área da educação, tornando-se parte imprescindível em qualquer debate que se faça em todos os níveis e esferas de Poder, acerca das políticas públicas educacionais.

Foto: Chico Ribeiro

Fonte: Notícias MS