26 de abril de 2024 - 09:55

Eleição para Conselhos Tutelares é chance de a população provar que se importa com crianças e adolescentes, diz presidente do CMDCA

Em entrevista ao Bom Dia Campo Grande, Celso José Santos chamou a sociedade para participar da escolha dos 25 novos conselheiros titulares, que acontece neste domingo (6)
Presidente do CMDCA, Celso José Santos destacou no Bom Dia Campo Grande a importância da eleição dos conselheiros tutelares. (Foto: Alisson Ishy/Fertel)

Será realizada no domingo (6) a eleição para os novos membros dos cinco conselhos tutelares de Campo Grande. O processo é conduzido pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social),que contou com parceria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para organizar a votação, que envolve mais de 80 candidatos, de olho em 25 vagas de titular e 50 suplências. Nesta quarta-feira (2), o Bom Dia Campo Grande recebeu o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Celso José Santos, para falar da importância de a população participar da votação diante do trabalho vital exercido pelos conselheiros.

“Estamos com praticamente tudo preparado para, no dia 6, em grande estilo, realizarmos nossa eleição para o Conselho Tutelar”, afirmou Santos à Educativa 104.7 FM. Serão cerca de 60 locais de votação em Campo Grande. A participação do cidadão, embora não seja obrigatória, é mais do que necessária, frisou o presidente do CMDCA, a fim de que sejam escolhidos bom nomes como futuros conselheiros tutelares.

“O conselheiro tutelar tem a função muito importante na sociedade de defender os direitos das crianças e dos adolescentes, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. Toda vez que uma criança tem seu direito violado, os conselheiros intervêm. Todos dizemos que temos de nos preocupar com as crianças. Então é hora de demonstrar isso indo à eleição”, afirmou.

Cada conselho tutelar comporta cinco conselheiros titulares e mais dez suplentes, cabendo a estes o recebimento e apuração de denúncias que violem os direitos de crianças e adolescentes. A cidade conta com os Conselhos Tutelares Sul (Aero Rancho), Norte (Monte Castelo), Centro (Monte Líbano), do Bandeira (Antônio Vendas) e Lagoa (no Tijuca).

Santos afirma que, atualmente, as demandas mais frequentes enviadas aos conselheiros envolvem questões ligadas à evasão escolar. “As crianças faltam às atividades na escola, que faz a reclamação ao conselho para apuração. Mas há outros fatos, como maus tratos, abusos, violência doméstica, abandono”, destacou.

Sempre que uma denúncia chega ao Conselho Tutelar, os pais são chamados para serem questionados sobre a negligência. “Claro que o conselheiro faz aconselhamentos, mas também encaminhamentos à Vara da Infância e a Promotoria, tomando providências para que as crianças e adolescentes sejam protegidos”. Caso a situação não seja solucionada, é aberto procedimento contra os responsáveis, “e dependendo da determinação do juiz, a criança pode ser levada a uma unidade de acolhimento”.

O CMDCA tem feito a divulgação sobre os locais da votação por meio de cartazes e panfletagem. Santos lembra que, por se tratar de um processo eleitoral menor, as seções eleitorais usadas pelo TRE foram unificadas para esta votação, sendo centralizadas em unidades pólo –a lista e como os nomes dos candidatos constam no site do conselho, em http://www.capital.ms.gov.br/cmdca.

Presidente do CMDCA disse que eleição é prova de que a população realmente se importa com as crianças e adolescentes. (Foto: Alisson Ishy/Fertel)

Para participar, é necessário comparecer com documento pessoal com foto e o título de eleitor, podendo, neste caso, ser substituído pelo título digital (o aplicativo e-Título).

“Essa eleição é tão importante quanto a para Presidente da República. Precisamos sair da zona de conforto, de um momento de lazer, tirar um minuto para mostrar à sociedade que exercemos o papel de cidadão. Em 6 de outubro, das 8h às 17h, estaremos em vários pontos da cidade distribuídos pelas zonas eleitorais para atender a todos sobre essa eleição que vai trazer nomes para cuidar de nossas crianças e adolescentes. Exerça sua cidadania e prove que você se importa”, finalizou o presidente do CMDCA.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.