27 de abril de 2024 - 06:10

Dia a dia na delegacia de Paranaíba é tema de “A Máquina por Dentro”

Na próxima quinta-feira (28) vai ao ar a 20ª edição da “A Máquina por Dentro”, programa de rádio que evidencia a gestão pública e que é realizado pelo Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com a Rádio Educativa 104,7 FM.

A exibição será das 12h às 13h e neste episódio o entrevistado será o delegado regional da Polícia Civil de Paranaíba, Lúcio Fátima da Silva Barros. Participam também os estagiários que trabalham com ele na delegacia, Raul Nunes Rossanese e Rodolfo dos Reis Guimarães.

Na entrevista, o delegado Lúcio vai contar como é a rotina de trabalho na delegacia e como os estagiários auxiliam nas atividades dos serviços prestados.

“Será interessante compartilhar as nossas experiências de trabalho no programa. Vamos falar sobre a maneira como atendemos as pessoas que procuram os nossos serviços e os trabalhos administrativos que realizamos para o funcionamento de uma delegacia de polícia”, informou.

Os estagiários Raul e Rodolfo são acadêmicos do curso de Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Paranaíba e exercem tanto atividades administrativas, quanto atendimentos.

A função do Raul é receber e registrar documentos, tramitar processos internos; elaborar comunicações internas da Polícia Civil e participar de oitivas supervisionadas.

Rodolfo é responsável pela recepção, atendimento e encaminhamento do público que necessita dos trabalhos oferecidos pela delegacia, realiza oitivas supervisionadas, opera sistemas, organiza arquivos físicos e virtuais da delegacia e elabora estatísticas mensais.

A delegacia regional de Paranaíba abrange os municípios Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência e Paraíso das Águas. Os estagiários prestam atendimento à todas essas unidades.

Essa interlocução permite que eles tenham contato com outros servidores públicos, o que possibilita ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades, experiências que podem beneficia-los em suas futuras carreiras.

A Máquina por Dentro

É um programa de rádio que exibe entrevistas com os gestores públicos e estagiários de Mato Grosso do Sul, realizado pelo Programa de Estágio do Governo em parceria com a Rádio Educativa 104,7 FM.

Os objetivos são apresentar para a sociedade carteiras de serviços e as principais atividades que vêm sendo desenvolvidas por secretarias, fundações, agências e outros órgãos públicos estaduais; promover a participação e interatividade; além de valorizar o desempenho de gestores e estagiários proporcionando-lhes protagonismo no relato de suas respectivas atuações.

O programa é mediado pelo apresentador Celito Espíndola e é exibido uma vez ao mês, na Rádio Educativa 104,7 FM.

Renata Brum – Comunicação da Segem