plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

27 de abril de 2024 - 08:02

“Projeto Bienvenido” busca integração e socialização de imigrantes em Dourados

Dourados é uma das cidades que mais tem acolhido imigrantes – principalmente venezuelanos – em Mato Grosso do Sul. Reunião entre agentes da União e da Prefeitura debateu nesta terça (26) novas políticas públicas que contemplem os diferentes grupos. O foco é a integração e socialização, promovendo melhores condições de vida, trabalho e estudo.

Representantes da OIM (Organização Internacional para as Migrações) e a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) participaram do encontro com a secretária de Semas, Fabiana Baggio, que apresentou os trabalhos realizados no “Projeto Bienvenido”, um plano de ação destinado ao atendimento socioassistencial de imigrantes ou refugiados da Venezuela.

“Dourados tem por característica ser uma cidade acolhedora e se destaca com a quarta maior comunidade de imigrantes venezuelanos do Brasil. No “Bienvenido” realizamos diversas ações para interiorizar essas pessoas, como a regularização de documentos; atendimento técnico com psicóloga e assistência social; acompanhamento familiar e várias oficinas temáticas buscando a integração”, afirma a secretária.

A coordenadora de Serviços de Acolhimento na MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Niusarete Margarida Lima, conta que atualmente o Brasil recebe de 400 a 500 pessoas por dia na fronteira com a Venezuela, em Pacaraima (RR). Ao todo, cerca de 158 mil venezuelanos foram interiorizados no país, sendo Dourados uma das cidades que mais contribui com esse processo.

“Dourados é um dos municípios do Brasil que mais tem recebido essas pessoas, principalmente vindos da Venezuela. Nós temos essa parceria com a Semas e estamos aqui para contribuir para o fortalecimento dos entes federados, apoiar as equipes locais e garantir que estejam preparados para receber e acolher as pessoas. Estamos muito felizes com as ações aqui, obrigado a Semas por nos receber e, principalmente, obrigado aos douradenses por acolher essas pessoas que tanto precisam”, ressalta.

O Projeto Bienvenido conta com quatro equipes que atendem nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) Jóquei Clube, Guaicurus, Canaã I, Parque do Lago, Cachoeirinha, na Casa da Acolhida e no Núcleo do Projeto, na região central da cidade. Os atendimentos são de segunda a quarta-feira, das 7h às 13h. Para mais informações basta procurar o Cras da região pertencente ou o Núcleo do Projeto Bienvenido, na Casa dos Conselhos, à rua João Rosa Góes, n° 395, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *