Tributos doados pelos contribuintes do Imposto de Renda a fundos estaduais podem render R$ 144 milhões a projetos sociais em Mato Grosso do Sul este ano.
De acordo com a Receita Federal, 204 mil pessoas no Estado estão aptas a doar por meio do Imposto de Renda para os Fundos Estaduais da Criança e do Adolescente e também ao da Pessoa Idosa. O prazo para entregar a declaração termina em 31 de maio.
Em 2022 esses fundos receberam R$ 7,5 milhões por meio da doação de 3,3 mil pessoas. Ou seja, apenas 5,2% do montante disponível.
Vale lembrar que a doação não gera custos adicionais aos contribuintes.
Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode escolher o fundo do idoso ou do Estatuto da Criança e do Adolescente para o qual quer doar e a esfera de atuação – nacional, estadual ou municipal. No entanto, não é possível escolher uma entidade. É necessário escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”.
No formulário, o contribuinte deverá clicar no botão “novo” e escolher o fundo. Em seguida deverá informar o valor a ser doado, respeitando o limite de 3% do imposto devido para cada fundo e 6% de doações totais para pessoas físicas e 1% para jurídicas.
Saiba mais na reportagem de Athena Kefalinos para a Rádio 104,7 FM Educativa: