Do cinema de Bergman aos aniversários de clássicos contemporâneos: o Assunto é Cinema!

Compartilhe:

Jodie Foster em “Contato”. (foto: reprodução)

Assunto é Cinema com Clayton Sales desta terça-feira (09/07) destaca os aniversários de estreia de “Contato” de Robert Zemeckis e “A Origem” de Chistopher Nolan. O programa da Educativa 104.7 FM também homenageia o cineasta sueco Ingmar Bergman e comenta a estreia da produção islandesa “Inspire, Expire”, original do serviço de streaming Netflix.

Baseado no romance de ficção científica de Carl Sagan, “Contato” de Robert Zemeckis estreou em 1997. O filme contou com a consultoria do autor, famoso por divulgar a ciência em programas como “Cosmos” e participar dos projetos de exploração do espaço da Nasa. Na trama, após anos de espera, a cientista Ellie Arroway (Jodie Foster) recebe e decodifica uma mensagem inteligente de outra civilização. Na mensagem estão instruções para a construção de um dispositivo capaz de fazer longas viagens espaciais, algo que ela acredita que levará aos que emitiram a mensagem. O filme funcionou como forma de divulgação do projeto SETI, um conjunto de ações que busca até hoje procurar por sinais de outras civilizações vindos do espaço. Infelizmente Sagan faleceu antes do lançamento do filme que levou adiante seu legado na divulgação da ciência.

Escrito, dirigido e produzido por Christopher Nolan, o longa “A Origem” completa 9 anos de sua estreia. Na trama vemos um futuro próximo onde é possível entrar na mente humana. O protagonista Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o sono. Devido à morte de Mal (Marion Cotillard), Cobb é também um fugitivo. Desesperado para rever os filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar o feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

Ingmar Bergman. (foto: reprodução)

Ingmar Bergman nasceu em Uppsala na Suécia em 14 de julho de 1918 e estudou na Universidade de Estocolmo onde cursou Teatro e posteriormente Cinema. Bergman iniciou a carreira em 1941, escrevendo a peça teatral “A Morte de Kasper”. Em 1944 escreveu o primeiro argumento para o filme “Hets” e, no ano seguinte, realizou seu primeiro filme como diretor, “Kris”. Seus trabalhos lidam com questões existenciais como a mortalidade, a solidão e a fé e suas influências literárias são referências teatrais: Henrik Ibsen e August Strindberg.

Bergman ganhou 3 Oscars para filmes estrangeiros com os longas “A Fonte da Donzela” em 1959, “Através de um Espelho” em 1961 e “Fanny e Alexander” em 1982, sem contar os inúmeros prêmios nos Festivais de Cannes, Berlim e Veneza. Entre seus filmes mais famosos estão “O Sétimo Selo” de 1956 que também teve o roteiro escrito pelo diretor baseado numa peça de teatro de sua autoria e “Morangos Silvestres” de 1957,  título traduzido do sueco que refere-se ao lugar (stället) onde se encontram morangos silvestres (smultron), uma clara metáfora para a experiência do protagonista ao revisitar seu passado.

Ao longo de sua carreira Ingmar Bergman realizou mais de 50 filmes e 125 produções teatrais que marcaram o cinema e o teatro com obras que marcaram a história da sétima arte. Seu último longa como diretor foi “Saraband”, um drama familiar feito direto para a televisão em 2003. Bergman faleceu aos 89 anos em 30 de julho de 2007.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *