plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 05:58

Divulgada programação dos Jogos Mundiais Indígenas; MS tem duas delegações na competição

A organização do I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas divulgou nesta quarta-feira (21) a programação do torneio com horários e modalidades que serão disputados em Palmas (TO). Mato Grosso do Sul enviou duas delegações para a competição.

Segundo informações do Ministério dos Esportes, a cerimônia de abertura dos jogos está marcada para a próxima sexta-feira (23), sendo que as disputas começam com partidas de futebol masculino e feminino nesta quarta-feira. Os jogos estão marcados para os períodos da tarde e noite, entre 16h e 17h30 e 19h30 às 21h.

Diversas delegações estrangeiras já desembarcaram em Tocantins. Etnias da Argentina, Canadá, Estados Unidos, Etiópia e Nova Zelândia se preparam para as atividades que antecedem a competição. Com o tema “Somos todos indígenas”, o evento ainda terá povos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. Serão, ao todo, mais de dois mil atletas de 30 países. Do Brasil participam 24 etnias.

Atletas de natação, canoagem, atletismo, arco e flecha, arremesso de lança e cabo de força, além de jogos demonstrativos típicos das diferentes etnias, entram em ação nos próximos dias. Durante o torneio ainda haverá debates e demonstrações culturais, além de feiras de arte e artesanato e de agricultura tradicional. O encerramento do Mundial será no dia 31 de outubro.

Duas delegações das tribos terena e guarani kaiowá representam Mato Grosso do Sul na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. As delegações participarão das modalidades de jogos tradicionais de cada cultura, como lançamento de flecha, arco e flecha, corrida com tora, arremesso, cabo de guerra, canoagem e lançamento de dardo, e ainda dos jogos tradicionais, que também fazem parte da programação do evento.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado.
Foto: Ministério dos Esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *