19 de abril de 2024 - 04:55

Detran-MS explica sobre boas práticas de pedestres e condutores para um trânsito mais seguro

O pedestre, assim como o ciclista, motorista e o motociclista também faz parte do sistema de trânsito e têm seus direitos e deveres assegurados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E como o trânsito tem aumentado a cada dia, os pedestres devem ficar cada vez mais atentos ao andar pelas vias, é isso que alerta o última Direção Viva do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

O chefe da Fiscalização do Departamento, Otílio Ruben Ajala explica que o uso do celular tanto pelo pedestre quanto pelo condutor é o que mais causa desatenção. “O manuseio do aparelho ocasiona a falta de percepção das mudanças no semáforo, atravessar fora da faixa, não respeitar o tráfego de veículos nos locais onde não há sinalização para pedestres, aumentando assim chances de atropelamento e ainda mais a falta de boa prática no trânsito”, destacou.

Além disso, o quadro também ressalta sobre as boas práticas dos condutores no trânsito, como o uso da buzina. Otílio comenta que conforme o artigo 41 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) o condutor de veículo só poderá fazer o uso da buzina, desde que em toque breve em duas situações. “Para fazer advertência necessárias a fim de evitar acidentes ou fora de áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassa-lo”, comenta.

Confira alguns deveres dos pedestres e condutores, que deixam o trânsito mais seguro e ajudam a diminuir o número de acidentes.

Condutores:

• Nunca aceitar desafios e provocações de motoristas irresponsáveis; deixe os “apressadinhos” passarem.
  • Usar sempre o cinto de segurança e os demais equipamentos obrigatórios (em boas condições de uso).
  • Conhecer o automóvel que está dirigindo e saber usá-lo corretamente (consulte o manual do proprietário).
  • Manter o automóvel sempre em boas condições de funcionamento e abastecido de combustível (óleo, água).
  • Prever situações inesperadas, ficar atento e ser capaz de evitar acidentes (situações perigosas).
  • Ser capaz de tomar decisões corretas com rapidez nas situações de perigo e executá-las. – Nunca aceitar desafios e provocações de motoristas irresponsáveis; deixe os “apressadinhos” passarem.

Pedestres:

• Atravessar sempre andando na faixa de pedestre;
  • Olhar para os dois lados antes de atravessar uma via;
  • Aguardar a passagem do veículo ou que ele pare;
  • Atravessar sempre em linha reta, sem correr;
  • Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via.

Direção Viva

O Direção Viva é mais uma ferramenta do Detran-MS que, de forma clara e objetiva, tem o intuito principal de deixar o usuário informado, com dicas de segurança, de documentação e de educação para o trânsito. O programa está rolando nas redes sociais do Departamento, TV Assembleia com o objetivo de desmistificar em forma de vídeo, alguns temas importantes, mas que muitos ainda têm dúvidas.

Clique aqui e assista o vídeo.

Viviane Freitas –  Departamento Estadual de Trânsito de MS – Detran/MS