2 de maio de 2024 - 23:41

Acidentes com motos crescem com desatenção e desrespeito

Falta de atenção e desrespeito à sinalização continuam sendo os principais causadores de acidentes de trânsito com motociclistas como vítimas. O Tá na Rua desta semana, que foi ao ar nesta quarta (19), na Rede Educativa, mostra o risco destes fatores em um grupo que lidera as estatísticas negativas de acidentes

No trânsito, a busca por pilotagem segura é essencial. O respeito às normas de tráfego, a utilização adequada de equipamentos de proteção e a prevenção de acidentes são fundamentais para reduzir o número de vítimas fatais e minimizar lesões decorrentes de sinistros envolvendo motociclistas.

De acordo com a tabela do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTRAN), que registra as Vítimas Fatais em Sinistros em Campo Grande, no ano passado foram notificadas 51 mortes de motociclistas.

O primeiro semestre deste ano já somou 21 vítimas motociclistas. São dados alarmantes que reforçam a necessidade de conscientização sobre a importância da pilotagem segura.

“Em pequenas atitudes, o motociclista acaba colocando a vida dele e a de terceiros em risco”, avalia a subcomandante do BPTRAM,  Gabriela Fernandes, para reportagem especial do Tá Na Rua.

Além da atenção e respeito da sinalização no trânsito,  é importante fazer o uso correto de equipamentos de proteção, como capacete, jaquetas e luvas, que oferecem mais proteção ao motociclista em caso de queda ou colisão. Esses equipamentos são desenvolvidos para garantir a segurança e minimizar os riscos de lesões graves em casos de sinistros.

Instrutor de pilotagem Uriá Soares

Segundo o instrutor de pilotagem da Honda, Uriá Soares, a previsão de situações no trânsito é fundamental para a segurança do motociclista.

“A primeira coisa que o motociclista precisa saber é: prever o que vai acontecer. Se ele conseguir andar com maior distância do veículo da frente, vai conseguir prever qualquer tipo de reação fora do planejamento dele. Ter tempo de raciocínio para tomar decisões mais seguras é importante, especialmente em condições noturnas ou com pista molhada, quando a previsibilidade diminui”.

Nestas situações, ao invés de encurtar a distância, é recomendado aumentá-la significativamente para garantir um tempo de reação adequado em caso de situações de possíveis sinistros.

O perito criminal Emerson Lopes enfatiza que os acidentes de trânsito ultrapassam a questão da segurança individual e podem acarretar outros problemas.

Perito criminal Emerson Lopes

“O número de situações que estão envolvidas nos acidentes de trânsito ultrapassa simplesmente a questão do acidente de trânsito ou de segurança no trânsito. Ela envolve uma questão de saúde pública.”

Para ele, há situações decorrentes de sinistros em que as vítimas podem ter sequelas, como a perda de atividades laborais, ocasionando a necessidade de aposentadoria.

Conscientizar  motociclistas sobre a importância de uma pilotagem segura é fundamental para reduzir o número de acidentes e vítimas no trânsito. O respeito às regras e a adoção de medidas preventivas podem salvar vidas e garantir que o trânsito seja um espaço mais seguro.

Tá na Rua

Com a proposta de conscientizar a população sobre a importância da educação no trânsito, o Tá Na Rua é uma iniciativa da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa (Fapec), da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa, do Detran-MS e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O programa  é apresentado pela jornalista Priscila Trauer e pela bolsista Marie Santana e vai ao ar todas as quartas-feiras, às 21h30 no canal 4.1, com reprises aos sábados, às 13h15.

Confira o programa desta semana:

Reportagem: Biel Gill

Foto destaque: Saul Scharamm