O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul está implantando o “Laboratório de Obras Rodoviárias”. Por meio de uma unidade fixa (laboratório), uma unidade móvel (furgão), contratação de laboratoristas e a realização de capacitação, a corte espera ter mais eficiência e agilidade na fiscalização de obras e serviços públicos. O investimento total é de R$ 900 mil.
Com a estrutura laboratorial e equipamentos como o forno para determinação do teor de betume, extratora dos corpos de prova do pavimento asfáltico e agitadores de peneiras, o TCE/MS poderá analisar, por exemplo, a estabilidade e fluência das misturas, a umidade dos materiais granulares, a resistência à penetração em solos, a espessura e o teor do cimento asfáltico colocado na massa asfáltica.
Por meio dos ensaios realizados será possível aferir parâmetros e verificar se o objeto foi executado conforme o contratado e se está de acordo com as normas e boas práticas de execução.
A previsão é que as primeiras ações envolvendo o Laboratório possam ser realizadas dentro de 2 meses, quando serão realizadas fiscalizações concomitantes com foco na atuação preventiva do controle externo, apontando necessidades de correção e oportunidades de melhoria durante a realização das obras.
Saiba os detalhes na reportagem de Nádia Nicolau para o Jornal da Educativa:
Com informações de Tania Sother e fotos de Mary Vasques