plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

2 de maio de 2024 - 03:49

Dengue cresce 14% no Estado; Casos confirmados chegam a 4.325

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Com 4.325 casos confirmados de dengue, divulgados no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso do Sul viu crescer a notificação pela doença em 14% em uma semana.

O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti continua sendo um desafio da saúde pública no país e em Mato Grosso do Sul não é diferente. Foram 11.708 casos prováveis, com 10 óbitos confirmados e 11 em investigação.

Dos 79 municípios do Estado, 40 apresentam alta incidência da doença. As regiões do Conesul e Pantanal fazem parte deste alerta. Confira mais aqui, no Boletim Epidemiológico da SES.

Proteja-se

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

A vacinação, que teve início este ano em Dourados e municípios da região, é uma forma de conter o avanço da doença. Porém, a medida mais eficaz de todas no combate é evitar o acúmulo de lixo e não deixar a água parada. Faça a sua parte, confira as dicas:

  • Evite água parada, em qualquer época do ano;
  • Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’agua;
  • Guarde pneus em locais cobertos;
  • Remova galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas;
  • Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Confira mais sobre a dengue no Estado na reportagem de Júlia Torrecilha ao Jornal da Educativa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *