1 de maio de 2024 - 23:49

Dia do Reggae da Capital exalta música, identidade e resistência

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou por unanimidade o Projeto de Lei proposto pelo Vereador Beto Avelar que institui o “Dia Municipal do Reggae”. A data escolhida, 17 de junho, é uma homenagem a Lincoln Gouveia, ex-vocalista da banda Canaroots e figura emblemática do cenário musical da cidade.

O Projeto de Lei foi elaborado a partir de uma iniciativa da Associação Reggae de Mato Grosso do Sul como forma de celebrar a vida de Lincoln Gouveia, a sua contribuição para o Reggae e todo o legado artístico. Após reunião com membros da Associação, o vereador Beto Avelar abraçou a ideia de criar uma data para valorizar tudo que é ligado ao Reggae, como a cultura, paz, união e consciência social.

“O Reggae, gênero musical de grande relevância cultural e histórica no mundo, tem conquistado cada vez mais adeptos em Campo Grande. “O Dia Municipal do Reggae” reconhece a importância desse estilo musical na cidade. Além disso, buscamos fortalecer a produção musical, estimular a promoção de eventos artísticos e culturais relacionados ao Reggae e fomentar a economia local através de eventos e produções ligadas à música”, afirma o vereador Beto Avelar.

Associação Reggae MS

O parlamentar ressalta que a data enaltece a Cultura Reggae de Campo Grande e para o reconhecimento de artistas que deixaram um legado significativo. “O Reggae não é apenas um gênero musical, é uma expressão de identidade e resistência. Este projeto é uma forma de honrar aqueles que contribuíram e ainda contribuem para sua difusão em nossa cidade”.

A aprovação do Projeto de Lei contou com o apoio unânime dos vereadores, demonstrando o reconhecimento da importância do Reggae para a cultura campo-grandense. O projeto aprovado aguarda sanção da prefeita Adriane Lopes para se tornar Lei e efetivar o dia 17 de junho como o “Dia Municipal do Reggae”.

O Dia Municipal do Reggae representa um marco significativo para a cultura Reggae em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e além de suas fronteiras. Essa data não apenas celebra a música, mas também reconhece o papel fundamental que o Reggae desempenha na sociedade, tanto local quanto globalmente.

Para a cultura Reggae, o “Dia Municipal do Reggae” é mais do que uma simples comemoração; é um símbolo de reconhecimento e valorização de uma expressão artística que transcende fronteiras e barreiras culturais. O Reggae é uma forma de arte que promove a união, a paz, e a conscientização social, transmitindo mensagens de amor, igualdade e resistência.

Além disso, a instituição dessa data é uma oportunidade para homenagear e destacar a contribuição de artistas locais para o cenário musical, bem como para promover eventos e atividades que celebrem a diversidade cultural e musical que o Reggae representa. É também uma forma de preservar e divulgar a história e a importância desta cultura como parte integrante da identidade da cidade.

Mas ondas da Rede E

Marina Peralta

Ao longo de mais de trinta anos a cena do movimento Reggae tem crescido e vem cada vez mais e se consolidando na cena cultura de Campo Grande. A Rede E FM 104.7, apresenta o programa Xaymaca Reggae,  com duração de três horas, a mais de nove anos no ar de dedicação exclusiva ao gênero musical.

Campo Grande conta com artistas de projeção nacional, como Marina Peralta, além de muitos talentos produzindo músicas com letras edificantes e “riddim” nos moldes do que é feito na Jamaica, Londres, Canadá e nos Estados Unidos.

Riddim é a pronúncia em patoá jamaicano da palavra Inglesa “rhythm”, mas na linguagem do Reggae, Dancehall, Calipso, Soca e Reggaeton se refere ao acompanhamento instrumental de uma canção. Estes gêneros consistem do riddim com a parte vocal cantada pelo deejay.

“O Dia Municipal do Reggae é uma ocasião especial para reconhecer e celebrar não apenas a música, mas também os valores e ideais que ela representa, fortalecendo assim os laços entre a comunidade e enriquecendo o cenário cultural de Campo Grande e região”, avalia Rasdair da Mata, produtor e apresentador do Xaymaca Reggae, da Rádio E 104,7.

Com informações da Associação Reggae de Mato Grosso do Sul