26 de abril de 2024 - 15:15

Delegada Sidnéia Tobias: Quero fazer em Campo Grande uma administração participativa e prioritária para todos”

Delegada Sidnéia Tobias (Podemos) (Sidnéia Catarina Tobias)

Candidata à Prefeitura de Campo Grande pelo Partido Podemos. Seu vice é professor Samuca Brasil (Podemos).

Tem 55 anos. É casada com Rildo Maranhão e tem uma filha (Luana). É advogada, palestrante na área da segurança pública e presidente do Podemos Mulher de Campo Grande/MS. Nasceu em Monte Castelo (SP) e veio para Campo Grande em 1989 e ingressou na Academia de Polícia, em 1990. Foi por duas vezes candidata para deputada estadual, em 2006 e 2018. Formada em Letras, Pedagogia e Direito. Fez pós-graduação em Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Escolar, Gestão de Segurança Pública e Defesa Social pela UFMS.

Foi professora em uma escola pública no bairro Aero Rancho e no Colégio Auxiliadora. Veio para Campo Grande em 1989 e ingressou na Academia de Polícia, em 1990. Foi superintendente de Segurança Pública, superintendente de Administração e Finanças da Seprotur, idealizadora e apresentadora do Programa Segurança em Pauta, Dicas de Segurança da Polícia Civil e Vida de Polícia e PC nas ruas. Foi a primeira mulher a comandar o Garras. Criou a Ouvidoria da Polícia Civil onde criou a “Sala Lilás” e ajudou na implantação dela em três cidades de MS. Idealizadora das coordenadorias de segurança pública em Campo Grande

• Porque quer ser prefeita de Campo Grande?

Delegada Sidnéia Tobias: Quero ser prefeita de Campo Grande para fazer uma administração participativa e prioritária para todos. De duas cidades que temos hoje, será apenas uma cidade, com oportunidades reais para os nossos cidadãos. Sem promessas nem ilusões. Trabalhar de pé no chão. Resolver as prioridades dos campo-grandenses.

• Qual será sua prioridade quando eleita?

Delegada Sidnéia Tobias: Passar Campo Grande a limpo, enxugar a máquina pública, estabelecer prioridades que para mim hoje é  diminuir todas as filas que temos na saúde, educação e habitação. Dar dignidade a muitos que hoje vivem em condições de miserabilidade. Melhorar a segurança pública, transporte, mobilidade urbana. Trabalhar muito na geração de emprego e renda. Investir ouvindo a população. Priorizando sempre o cidadão.

• Em 2021, no pós Covid, como pretende recuperar a economia em Campo Grande?

Delegada Sidnéia Tobias: Junto aos empresários, industriais, varejistas e lojistas. Vamos ouvir todos. Criaremos os CosECon (Conselho Econômico de Campo Grande) com todas as entidades representativas para juntos elaborarmos um planejamento adequado. Além da criação de um banco de fomento e investir naqueles que já possuem pequenos negócios.

• Em seu plano de Governo qual a proposta para os jovens e também para os idosos?

Delegada Sidnéia Tobias: O Jovem vai ter participação ativa em nossa Campo Grande, vai ter oportunidades de primeiro emprego, onde quem o contrata terá benefícios com a cidade e nossos parceiros. Além disso, o jovem estará inserido em um programa de capacitação, voltado ao que ele quer se profissionalizar. Também nos esportes,  a disciplina, o respeito e a saúde preventiva. O jovem terá vinculado e disponibilizado a ele práticas esportivas com acompanhamento para formamos atletas olímpicos. Já o idoso terá participação ativa. Vamos dar oportunidade de ele voltar a ativar, para dividir sua experiência em palestras mensais, além de reinseri-lo em todas as áreas da sociedade. O idoso não pode ser colocado de lado. Em nossa gestão ela será valorizada e terá mais campo para atividades físicas voltadas para cada um, conforme suas limitações.

• Na área cultural, castigada na Pandemia, qual será sua proposta?

Delegada Sidnéia Tobias: Precisamos entender este projeto do Centro de Belas Artes que começou há 26 anos com Pedro Pedrossian e seria uma Rodoviária. Voltou em 2007, com Nelsinho Trad,  quando ficou decidido que seria um local de cultura. Marquinhos retomou ano passado. Temos que rever quanto que foi gasto e se estiver na legalidade, concluir. Em nosso partido, temos nosso vice, Samuca Brasil, nosso vereador Crys Sanfona e junto com toda a classe, criaremos o Centro Cultura Popular (Cecupo), onde atividades constantes e diárias e teremos no contraturno a Escola de Musica Municipal, onde cada escola terá a oportunidade de despertar seus artistas para o dom que cada um tem e assim faremos os festivais escolares de música e arte, com nossos artistas.

• Como será o relacionamento de sua gestão com o Governo Estadual e com o Governo Federal?

Delegada Sidnéia Tobias:    Harmônica. Queremos o melhor para Campo Grande. Precisamos de todos. Vamos dialogar para ampliarmos recursos e ações buscando recursos e fazendo funcionar o que não está bom. Temos os deputados a nível estadual e federal, que serão procurados também, além dos nossos amigos deputada federal  Rose Modesto e Deputado Rinaldo, nossa presidente do partido  Renata Abreu e nosso senador Álvaro Dias,  que já  se colocaram a nossa disposição e de Campo Grande.