19 de maio de 2024 - 05:30

Defesa Civil presta apoio após temporal em Corumbá

Por conta do temporal que atingiu Corumbá nesta terça-feira (12) provocando estragos pela cidade, o desabamento da cobertura de uma quadra de uma escola municipal e o falecimento de um aluno, uma equipe da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul inicia levantamento dos danos e o suporte para prestar a ajuda necessária aos afetados pela chuva.

Além da atuação da Defesa Civil, a Agesul está mobilizada e à disposição com equipamentos e mão de obra para atuar neste momento de reconstrução. Empresas terceirizadas que atendem o governo estadual e trabalham na região também foram acionadas pela Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) para atuar de acordo com plano de trabalho da prefeitura.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Corumbá também reuniu quatro equipes, que percorrem a cidade na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, para atendimento de regiões ainda não atendidas

Segundo a Prefeitura de Corumbá, prédios públicos e privados foram afetados, resultando em prejuízos consideráveis. Por precaução, todas as aulas das unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino) foram suspensas até sexta-feira (15).

Foto: Prefeitura de Corumbá

Desastre

De acordo com a Prefeitura, no momento do temporal as crianças da segunda e terceira série estavam participando de uma aula de educação física na quadra da Escola Municipal Cássio Leite de Barros. Quando a ventania se intensificou, elas tentaram retornar às salas de aula, mas foram surpreendidas por uma violenta rajada de vento que causou o desabamento da cobertura da quadra.

Uma criança morreu e quatro necessitaram de atendimento médico imediato. Duas receberam alta, enquanto as outras duas se encontram em estado de saúde estável, recebendo cuidados e realizando exames na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade.

Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê 90% de possibilidades de chuva com volume de até 30 mm de precipitação e ventos que podem alcançar 18 quilômetros horários. Por sua vez, o Accuweather (plataforma dos Estados Unidos), informa 99% de possibilidades de chuva para Corumbá com estimativa de 5 milímetros de precipitação e rajadas de ventos na faixa dos 41 km/h.

O governador Eduardo Riedel já fez contato com o prefeito, Marcelo Iunes, lamentou a tragédia e colocou o governo à disposição para ajudar a reconstruir a cidade.

De acordo com a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), meteorologista Valesca Fernandes, foram registrados ventos de 90 km/h em Corumbá e 13mm de chuva.

Ela explicou que o vento foi responsável pelos estragos e que para esta quarta-feira (13) não estão descartadas chuvas e tempestades na região.

Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS (com informações de Bruno Chaves, da Seilog)

Foto destaque: Pantanal News