plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 22:45

Começa hoje Oficina gratuita de Histórias em Quadrinhos no Centro Cultural José Octávio Guizzo

Começa hoje a oficina gratuita de “História em Quadrinhos” promovida pelo Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. As aulas  ministradas pelo artista plástico Fábio Q são direcionadas para maiores de 14 anos e seguem até setembro, sempre às terças e quintas, das 18h30 às 20h30. A oficina ainda tem vagas para inscrição que podem ser feitas com os documentos pessoais no Centro Cultural até hoje.

A oficina de História em Quadrinhos, também conhecida como Arte Sequencial, Narrativa Visual ou Nona Arte, abordará os processos de desenvolvimento plástico e gráfico, utilizando técnicas de artes visuais como desenho e pintura (tradicional e digital), criação de personagens, cenários, enquadramento, layout de páginas, passagem de tempo e construção de narrativa.

O curso apresentará conteúdo histórico, contextualizando o aluno sobre o momento atual da produção nacional; conteúdo técnico e prático, abrangendo todas as etapas do processo criativo, desde o esboço até a publicação de uma obra, com o intuito de capacitar criadores e fomentar a produção de jovens artistas campo-grandenses, preparando-os a ingressar no circuito cultural e editorial. Por essa razão os caminhos da publicação impressa por meio de editoras, crowdfund, patrocínios e auto publicação também serão abordados no conteúdo programático.

O ministrante disponibilizará gratuitamente suas publicações para todos os alunos, com intuito de promover o aprendizado e encorajar o engajamento. Outros materiais serão sugeridos e discutidos no decorrer das aulas.

O curso propõe também o desenvolvimento de um livro de antologias a ser disponibilizado e publicado em plataforma online – contendo informações do curso ministrado no Centro Cultural, assim como outras informações convenientes e importantes. Por ocasião da produção do livro, se propõe um evento de lançamento do mesmo, juntamente com uma exposição com os originais e artes impressas dos alunos, assim como a divulgação para veículos de mídia de Campo Grande sobre os eventos.

Acervo – Fábio Q

Ministrante – Fabio Q iniciou seu processo artístico por meio do graffiti em 1993 em São Paulo. No ano seguinte foi selecionado e expôs na II Mostra Paulista de Graffiti do MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, sob curadoria do artista plástico Zé Carratu.

No decorrer dos anos o artista explorou outros suportes e linguagens coerentes com sua identidade criativa, expandindo sua produção para a escrita de contos e as narrativas gráficas. Lançou o conto “Fábulas Nunca Morrem” e as Narrativas Gráficas “Janela da Alma” e “Onírica” (recém lançada) de forma independente, dentre outras publicações.

Já participou de eventos e feiras como CCXP – Comic Com Experience, Banca de Quadrinistas – Espaço Itaú Cultural/São Paulo – SP, Feira Miolos – Biblioteca Mario de Andrade/ Lote 42, DesGráfica – MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, Tinta Fresca  – Espaço Cultural Porto Seguro – São Paulo/SP e Ugra Zine Fest.

Foi premiado pelo Programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (PROAC), pelo qual produziu como co-autor e ilustrador a HQ infantil “Nessa Arca Tem Bicho”, sob o pseudônimo Efe Queiroz. Realizou oficinas e workshops de Processo Criativo nas Histórias em Quadrinhos em bibliotecas e escolas criativas de São Paulo.

Serviço – As inscrições devem ser feitas pessoalmente na sexta-feira (8) das 8 às 22 horas, sábado (9) das 8 às 18 horas e na terça (12) das 8h às 22 horas, ou enquanto existirem as vagas. A oficina tem início na quinta-feira (14). Os interessados deverão se dirigir ao Centro Cultural, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, Centro, munidos de cópias do RG e CPF. Menores de idade deverão vir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação. O curso terá certificado e oferecerá 20 vagas, excedendo o número será criada uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Contato para a Imprensa – Fábio Q: (67)99814-9343 / (11) 99298-6500 (somente whatsapp)

Via site da Fundação de Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *