Centro de Hematologia Veterinária salva vidas de cães e gatos na Capital

Compartilhe:

Jorge Alex, especialista do Centro de Hematologia Veterinária

Há nove anos funciona em Campo Grande o Centro de Hematologia Veterinária (CHV), o órgão é responsável por captar e armazenar sangue de cachorros e gatos. O CVC é acionado nos casos de pets vítimas de acidentes, atropelamentos, ataques de animais peçonhentos, ou doenças transmitidas pelo carrapato, insuficiência renal, intoxicações e outras situações de emergência.

Para doar o animal deve estar com a saúde perfeita, e o Centro faz uma coleta de amostra de sangue para realizar um check-up completo do candidato a doador. O assunto foi tema da entrevista de estúdio do programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa, com o médico veterinário e especialista em imunohematologia, Jorge Alex Fernandes.

“Atendemos clínicas e hospitais de Campo Grande com as bolsas de sangue. Noventa por cento das transfusões são para cães, principalmente para os animais que contraíram a doença do carrapato (na verdade um complexo de doenças parasitológicas). Os felinos somam apenas dez por cento das transfusões”, informou Alex.

Quanto aos requisitos necessários para um cão ser um doador, o profissional explica que “devem ser animais de porte médio à grande, que pesam acima de 20kg e com idade entre um a oito anos. Já os felinos devem pesar 4,5Kg. Não podem ser doadores animais que tiveram leishmaniose e a doença do carrapato”.

E quais os benefícios para o proprietário que cadastrar seu pet como doador? “Trabalhamos com o sistema de parceria, ou seja, realizamos toda a assistência veterinária, que inclui vermifugação e bateria completa de exames laboratoriais para checar o estado de saúde do animal (hemograma e exames parasitológicos). Só não fazemos as vacinas”, assinalou Fernandes.

Requisitos para cães doadores – pesar mais de 20 Kg,  ter entre um a oito anos, não ter contraído nenhuma doença infecciosa, estar vacinado e vermifugado e, no caso das fêmeas, não estar prenhe, nem na época do cio.

Em relação aos gatos – o animal deve pesar a partir de 4,5 Kg, e não ter doenças como FIV e FELV.

Centro de Hematologia Veterinária – fica na avenida Mato Grosso, 1858. Os telefones de contato são (67) 41416224 e 981276224.

Bom Dia Campo Grande – programa da 104.7 FM, transmitido de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, na rádio e no portal da educativa. Apresentação: Anderson Barão e Maristela Cantadori. Produção: Rose Rodrigues e Lívia Machado. O ouvinte pode interagir pelo whatsapp 99333 1047, ou pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com

 


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *