plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de setembro de 2024 - 21:04

Centro Cultural reabre com espaço moderno e acessível ao público

Com quatro décadas de história em favor da cultura do Estado, o Centro Cultural José Octávio Guizzo está novamente de portas abertas. Desta vez com o prédio todo revitalizado, com uma estrutura moderna, acessível e preparada para receber os grandes artistas regionais e nacionais. O investimento da obra foi de R$ 10,5 milhões do Governo do Estado.

A inauguração ocorreu na terça-feira (2), com a presença do governador Eduardo Riedel, que destacou a cultura na salvaguarda da identidade do Estado. “O papel no processo de inclusão é fundamental, para quem acha que é um investimento deixado para segundo plano engana-se profundamente, pelo contrário, é a cultura que lidera nossa identidade e futuro. Ela que faz esta mola propulsora para sentirmos orgulho do nosso Estado, da nossa gente e das nossas raízes”.

A obra teve a duração de 671 dias e contou com a revitalização de vários espaços, entre eles a recepção, galerias, salas de dança, ensaios e música, ateliês, estruturas administrativas e demais cômodos. Um espaço pensado na diversidade cultural e na acessibilidade, com adaptações em toda estrutura.

O prédio permite a mobilidade em todos os andares, com três elevadores à disposição. Foram  instaladas poltronas para pessoas com deficiência visual, espaço para seus cão-guias, assim como poltronas a obesos e espaços aos cadeirantes. Ao todo serão 266 (poltronas) no Teatro Aracy Balabanian. Os camarins têm banheiros adaptados e existem vagas de estacionamento exclusivos para atender esse público.

Estrutura e novidades

O Centro Cultural vai dispor de uma nova sala de ensaios para teatro e dança, mas que atende especialmente a área de dança com espelhos, dispondo ainda de barras e piso contra impacto. Também teve a ampliação dos camarins, implementação de teatro de bolso, adequação da acústica, novas salas para artes, assim como mudança do mobiliário e na cenotécnica e sonorização do teatro.

O acesso ao fluxo de entrada dos artistas foi otimizado e o local conta com um sistema cenográfico, dispondo de áudio, vídeo, mecanismos cênicos. O prédio conta com quatro andares (subsolo, térreo, hall superior e auditório. O Centro abriga salas de personalidades como Teatro Aracy Balabanian, Sala de Convenções Rubens Corrêa, Sala de Ensaios Conceição Ferreira, Galerias de Exposições Wega Nery e Ignês Corrêa da Costa.

Localizado na área central da cidade (Rua 26 de Agosto), o espaço oferece além de grandes espetáculos e apresentações, a realização de oficinas de dança, música, teatro e artes plásticas, exposições, palestras eventos do setor. Também é conhecido por fomentar o cenário cultural e ser um ponto de encontro dos artistas para produção de muito conteúdo que vai da música, cinema e artes cênicas.

Confira como foi a inauguração do Centro Cultural na reportagem de Lucieny Pedrussi ao Jornal da Educativa:

Com informações de Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *