18 de março de 2024 - 23:40

Caravana da Saúde: Paciente fala sobre alívio após retirar mais de 100 pedras do rim

Campo Grande (MS) – A doméstica Luzia da Silva Vieira, 54 anos, moradora em Nova Andradina teve motivos para se sentir aliviada após a passagem da Caravana da Saúde pela região. Luzia foi uma das pacientes que aguardavam na fila por uma cirurgia de média complexidade no Hospital Regional do município.

A história impressionante de Luzia começa com a sua cirurgia, realizada na sexta-feira (30), para a retirada de mais de 100 pedras na vesícula. De acordo com a paciente, conseguir o procedimento através da Caravana foi um presente, já que após uma grande espera por exames, havia também o risco de morte pelo alto numero de pedras detectadas pelos exames.

“Cheguei a ficar uma semana internada no hospital depois de uma crise de dor. Até então eu não tinha nenhum sintoma grave, mas sabia da presença das pedras, por causa dos meus exames. Cheguei a sentir algumas dores nas costas, mas nada comparada à que eu senti antes da cirurgia. Foi a minha primeira vez, mas o suficiente para me levar até o hospital”, disse Luzia.

“Nos meus primeiros exames o médico me disse que eram muitas pedras e que seria necessária uma cirurgia urgente. Mas não conseguia vaga e mesmo se fosse pela rede particular, não tinha como pagar pois sou viúva e recebo uma pensa proporcional ao salário mínimo” ressaltou  a paciente.

“A minha única certeza é de que a Caravana veio na hora certa. Eu agradeço por ter conseguido fazer esta cirurgia pelo fato de ter sido tudo muito rápido. É praticamente uma benção, pois hoje em dia outras pessoas acabam esperando anos para ter este tipo de atendimento. É muito bom saber que vou poder voltar para casa e com um grande alívio”, disse Luzia.

As cirurgias eletivas fazem parte do cronograma de ações da Caravana da Saúde realizada através dos hospitais de referência da região. São procedimentos com especialidades em Ortopedia, Ginecologia e cirurgia geral. Para a Nova Andradina, cerca de 240 cirurgias estão sendo realizadas para atender os pacientes da microrregião. A Caravana da Saúde já soma mais de 4 mil cirurgias realizadas ao longo de suas quatro edições. O programa passará pelas 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de reduzir o numero da fila de espera para os diversos procedimentos de saúde, além de levar a reestruturação dos serviços de saúde como estratégia de melhoria dos atendimentos à população de cada região visitada.

Fonte: Notícias MS