8 de maio de 2024 - 19:07

Capital libera vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira

Integrantes de grupos de risco que ainda não se imunizaram têm até este fim de semana para obter a vacina com prioridade. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande disponibiliza, a partir de segunda-feira (2), as doses remanescentes da vacina contra a gripe para aplicação na população em geral. As unidades básicas de saúde (UBS e UBSF) devem abrir às 13h e em cada local há, em média, 220 doses disponíveis.

Os profissionais das salas de vacinação podem distribuir senhas conforme a quantidade correspondente de vacina disponível na unidade, além de encerrar a vacinação às 16h45.

Para receber a vacina é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o número do prontuário da rede municipal de Saúde (Hygia) e o Cartão SUS. A dose aplicada será registrada no prontuário eletrônico do paciente para garantir o controle dos imunobiológicos.

Após dois meses de Campanha de Vacinação a Sesau imunizou 96,78% do público-alvo, ultrapassando a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde como essencial. Foram vacinadas até o último dia 20, 191.453 pessoas do grupo de risco estimado em 197.820.

Dois grupos recomendados para vacinação não atingiram a cobertura vacinal desejada, ficando abaixo do satisfatório: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com 76,32% (41.548) e gestantes com 65,58% (6.752).

Os idosos, trabalhadores da saúde, puérperas e professores atingiram a meta de vacinação, sendo que o primeiro grupo alcançou 106,714% (85.451), o segundo 91,92% (21.244), as mulheres que deram à luz recentemente 90,25% (1.527) e os educadores com 136,94% (9.049). Os pacientes portadores de comorbidades atingiram 85,01% (18.356), índice considerado satisfatório.

Fim de semana

Neste fim de semana (30 de junho e 1 de julho) é a última oportunidade do grupo de risco, além das crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos tomarem a vacina com prioridade. A Sesau disponibiliza as doses em unidades que realizam plantão de imunização: os CRSs (Centros Regionais de Saúde) Nova Bahia, Aero Rancho, Tiradentes e Coophavilla II. Nestes locais, as salas ficam abertas das 7h15 às 10h45 e das 13h às 16h45.

Fazem parte do grupo de risco pessoas a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e estagiários da área da saúde.

Documentação

Para receber a dose, todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde ou número do Hygia, documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos os doentes crônicos, devem apresentar laudo médico ou atestado da doença, podendo ser aceita cópia do receituário médico recente; gestantes e puérperas o cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; profissionais de saúde, a carteira de conselho ou holerite; e os indígenas o cadastro na Sesai (Secretaria de Saúde Indígena).

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
  • Evite tocar a boca e o nariz.
  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

(Da assessoria)