28 de março de 2024 - 18:38

Bonito: Ministro das Comunicações e governador assinam convênio de R$ 2,2 milhões

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, e o  governador Reinaldo Azambuja, assinam nessa quinta-feira, em Bonito, acordo de cooperação técnica para implantação de rede de internet de alta velocidade, com tecnologia 3G, e convênio que inclui Bonito, Nova Alvorada do Sul e Nova Andradina no programa Cidades Digitais. No valor de R$ 2,2 milhões. Em Mato Grosso do Sul o programa já contemplou Aquidauana, Sidrolândia e Terenos. O governador, o ministro e sua comitiva, que inclui o deputado federal Dagoberto Nogueira, chegam em Bonito às 8h30 no aeroporto da cidade. A cerimônia de assinatura do convênio e acordo de cooperação acontece às 9h na Praça da Liberdade.

Comunicação-107-672x372-672x360
Ministro das Comunicações, André Figueiredo, esteve em MS em novembro do ano passado, quando prometeu ao governador melhorar internet em Bonito

O diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins, que acompanha desde o início o processo de implantação do serviço de dados e voz com tecnologia 3G, recebeu informações sobre o convênio o o acordo diretamente da assessoria do ministro das Comunicações.

André Figueiredo e Reinaldo Azambuja iniciaram em novembro do ano passado os entendimentos para  lançamento do programa Cidades Digitais. Na ocasião, o ministro assegurou ao governador que até abril Bonito teria internet de alta velocidade, o que se confirmou agora. “Bonito está recebendo a tecnologia 3G, por meio de fibra óptica, através de uma das operadoras. Outras operadoras também devem disponibilizar o serviço. A implantação de internet com tecnologia 4G será posterior e ainda não há previsão. Nem a Capital dispõe do serviço operando plenamente”, esclareceu Bosco Martins.

O programa Cidades Digitais

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, “o objetivo do programa Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios por meio da tecnologia, com a construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos, e disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, além da capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede”

O programa oferta ainda pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. Em 2013, o “Cidades Digitais” foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes, incluindo seis cidades de Mato Grosso do Sul.

Investimentos em Bonito

Reinaldo Azambuja lembra que nesse segundo ano de mandato vai investir algo em torno de R$ 140 milhões em Bonito. Além da ativação da internet de alta velocidade e implantação do programa Cidades Digitais, o pacote de investimentos em Bonito inclui a liberação de mais de R$ 3,150 milhões para obras de restauração e recapeamento do asfalto no centro da cidade e pavimentação e drenagem dos bairros Jardim Marambaia e Jardim Boa Vista; R$ 130 milhões na pavimentação da MS-345; e R$ 8 milhões na instalação de unidade do Corpo de Bombeiros.