Bon Odori: RTVE e Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira fazem parceria

Compartilhe:

O diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins, e o presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, Acelino Sinjó Nakasato, anunciaram a assinatura de acordo de cooperação mútua para a promoção de eventos culturais e ações sociais entre a entidade e as emissoras do Estado. O anúncio foi feito durante a tradicional festa Bom Odori, realizada pela comunidade nipônica há 31 anos.

Pelo acordo, a Associação vai abrir a entidade para os servidores da RTVE em ações sociais, recreativas e esportivas. Em contrapartida, a RTVE participará com a divulgação de eventos de interesse  geral e veiculará programas da comunidade nikei. A parceria se estende a todas as promoções de integração social e cultural.

11903932_1536715499901255_6002434169094246017_nBon Odori é a maior festa da comunidade japonesa em Campo Grande. São três dias de festa com música, comidas típicas do Japão, como sobá e sushi, além das danças praticadas pelos visitantes. Os festejos acontecem do dia 14 ao dia 16 de agosto, na Associação Nipo, localizada no quilometro dois da BR 262, na saída para Três Lagoas.

A festa simboliza gratidão pela boa colheita e celebra as almas dos antepassados através da dança, o Bon Odori, ao som dos tambores típicos japoneses (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min’yo.

A dança consiste em movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. Criado há 30 anos pelos imigrantes japoneses da Capital, a festa e encanta os descendentes de japoneses e principalmente os brasileiros, que durante os três dias de festa lotam a sede de campo da Associação Nipo.

 


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *