plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 05:38

Bom Dia Campo Grande traz informações sobre serviços e cursos gratuitos na Semana de Extensão da UFMS

Coordenadora Caroline Spanhol falou à Educativa 104.7 FM sobre ação que oferecerá atividades para integração com a comunidade
Caroline Spanhol (à direita) falou sobre os cerca de 160 cursos e eventos gratuitos que a Semana de Extensão da UFMS oferecerá. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Caroline Spanhol (à direita) falou sobre os cerca de 160 cursos e eventos gratuitos que a Semana de Extensão da UFMS oferecerá. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Será realizada na próxima semana a primeira edição da Semana da Escola de Extensão da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com ações voltadas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Coordenadora do órgão, Caroline Spanhol apresentou no Bom Dia Campo Grande desta quarta-feira (11) os princípios do projeto, que é gratuito.

“São várias áreas de conhecimento com atividades e ações à comunidade, todas gratuitas e de interesse geral. Temos, por exemplo, a produção de geleias com frutos nativos, uma ação do curso de Tecnologia em Alimentos; atividades relacionadas à programação com professores da Faculdade de Computação, sem requisito para aceitação ou conhecimento prévio nenhum por parte dos interessados”, ilustrou Caroline na Educativa 104.7 FM, informando ainda haver uma programação especial para idosos focadas na Memorização e atividades especiais para reeducandos, Motivação e Postura no Trabalho. “É um catálogo extenso, convidamos as pessoas a olharem e verificarem o que mais lhes interessa”.

As atividades foram divulgadas no site da Escola de Extensão da UFMS, em https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2019/09/Cronograma_Semex-_29-ago-1.pdf, incluindo ainda atividades para profissionais da Educação, como Robótica e Matemática, sendo que mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-7100 ou pelo e-mail cee.proece@ufms.br.

O número de vagas variam do local do curso, sendo que nem todas as atividades se encerrarão em um dia. “Temos atividades de múltiplos dias, que aparecem no formulário. Da mesma forma haverá um workshop sobre Nutrição e outros com duas horas, com quatro horas. O catálogo traz informações sobre a carga horária”, explicou. Todos os cursos garantem certificação.

É a primeira vez que a UFMS consegue reunir o número de cursos e atividades durante a Semana de Extensão tanto na Capital quanto nos demais municípios com campus da instituição. Mesmo assim, o volume de atividades é considerado “uma pequena amostra” da produção da instituição. O projeto vem sendo elaborado desde o início do ano pela instituição, incluindo aqueles que tem financiamento total ou parcial.

Cortes

Caroline também comentou as medidas que desidrataram o orçamento das universidades públicas brasileiras neste ano e ações que visavam a alterar seus sistemas de gestão, como o Future-se, que previa uma maior participação do setor privado nas instituições.

“O contingenciamento afetou muitas atividades, mas o esforço e a dedicação não pararam. Continuamos as pesquisas, como restrições, e a extensão idem”, destacou a coordenadora. Segundo ela, enquanto as instituições privadas de educação têm maior foco no ensino, as públicas se voltam para a pesquisa. Sobre o Future-se, ela afirmou que a discussão quanto a adesão ainda está sendo realizada.

Coordenadora afirma que atividades de Extensão se mantiveram com recursos liberados até aqui. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Coordenadora afirma que atividades de Extensão se mantiveram com recursos liberados até aqui. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Já o contingenciamento, anunciado como forma de gerar economia nas universidades, custou à UFMS R$ 29,7 milhões em seu orçamento, o segundo maior corte entre as instituições do país (equivalente a 52% da verbas discricionárias, isto que, que não configuram repasses obrigatórios (como verbas salariais), mas são usados para bancar programas e o custeio.

Apesar disso, Caroline afirma que os projetos de Extensão conseguiram se manter com os valores liberados no primeiro semestre, inclusive contando com recursos pagos em forma simbólica por projetos como o Cursinho Preparatório para vestibulares para complementar as verbas. Já na pesquisa cada área buscou se manter dentro de suas possibilidades.

“Todos os projetos forma submetidos a um edital, e se não foram atendidos na totalidade, o foram parcialmente. Claro que o que envolve aquisição de materiais provavelmente tem gerado diminuição no atendimento, mas não quer dizer que o serviço parou”, pontuou. A expectativa é de que este seja um quadro apenas transitório.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *