plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 23:23

Bom Dia Campo Grande recebe pesquisador do projeto Noleedi

Daniela Benante conversa com o professor Geraldo Alves Damasceno Junior. (foto: Iasmin Biolo)

No Bom Dia Campo Grande desta terça-feira (23/07), Daniela Benante e Anderson Barão receberam nos estúdios da Educativa 104.7 FM o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Geraldo Alves Damasceno Junior. O professor é pesquisador do Projeto Noleedi que estuda os efeitos do fogo no cerrado e no Pantanal. O projeto será apresentado durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O “Projeto Noleedi – Efeito do fogo na biota do Pantanal sul-mato-grossense e sua interação com os diferentes regimes de inundação” é uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que está pesquisando os efeitos do fogo no Cerrado e Pantanal. O projeto é executado na Terra Indígena Kadiwéu, que possui cerca de 540 mil hectares localizados no norte do município de Porto Murtinho, sudoeste de Mato Grosso do Sul.

“Estudamos o efeito das queimadas em épocas distintas.”, comenta o professor. (foto: Iasmin Biolo)

Nolee significa fogo em Kadiwéu, daí vem o nome do projeto. Sobre o tema, Geraldo comenta: “Existe o uso do fogo por comunidades em várias cidades, nós estudamos o impacto dessas queimadas. Existem áreas no mundo todo que incêndios naturais acontecem e depois a região fica inundada depois.”, comenta o pesquisador.

Ao longo de 36 meses o projeto pretende gerar dados sobre os efeitos do fogo ocorrendo em diferentes épocas (precoce, modal e tardio) na biota da região; verificar a interação dos diferentes padrões de inundação com os efeitos do fogo sobre alguns grupos-chave da biota local; criar de forma cooperativa e com o envolvimento de agentes do Estado, populações tradicionais e pesquisadores um protocolo de manejo do fogo e também um protocolo de avaliação de impactos de incêndios na biota e avaliar o manejo do fogo como uma estratégia de restauração passiva, além de identificar traços que permitam selecionar espécies com potencial para serem utilizadas na restauração de ecossistemas sujeitos ao fogo, de modo a garantir recursos para a manutenção da fauna e o sucesso no recrutamento de novos indivíduos.

Também será conhecido o efeito do fogo sobre a reprodução de espécies da flora utilizadas pela comunidade indígena. Sobre a parceria com os Kadiwéu, Geraldo acrescenta: “Fomos muito bem recebidos na aldeia indígena Kadiwéu, temos todo o apoio do cacique e da comunidade.”, conclui.

Projeto Noleedi na 71ª Reunião SBPC

O Projeto Noleedi contará com estande próprio durante todos os dias da 71ª Reunião a SBPC, de 21 a 27 de julho, onde o visitante poderá conversar com pesquisadores e brigadistas da Terra Indígena Kadiwéu que integram a equipe do projeto, conferir vídeos e áudios, informações de instituições parceiras, além de conhecer artefatos utilizados em campo e o artesanato Kadiwéu.

Além da palestra do professor Danilo Bandini Ribeiro, outros pesquisadores do projeto e integrantes da Terra Indígena Kadiwéu também integrarão mesas redondas, debates e minicursos que tratam de temáticas relevantes ao projeto. Confira:

Mesa-Redonda: FOGO, INUNDAÇÃO E VEGETAÇÃO NO PANTANAL (SBB) (Sênior)

Sexta-feira, 26/7/2019 – das 15h30 às 18h00

Coordenador e palestrante: Geraldo Alves Damasceno Junior (UFMS)

Palestrantes: Alexandre de Matos Martins Pereira (IBAMA) e Edna Scremin-Dias (Fundect-MS)

Multiuso 1 – Bloco 15 – sl. 009

Minicurso: MC-44 – OFICINA DE CERÂMICA INDÍGENA (NEABI/UFMS) (Sênior)

Ministrantes: Antonio Hilário Aguilera Urquiza (UFMS), Viviane Luiza da Silva (UofM) e Creuza Virgílio (AMAK)

Ementa: História da cerâmica indígena de Mato Grosso do Sul contada pelas/pelos palestrantes, com ênfase na correta utilização dos materiais e métodos para confecção dos potes de cada etnia

Público alvo: Geral

FAED – Bloco 08 – sl. de desenho 2

De 22/7/2019 à 25/7/2019 – das 08h00 às 10h00

Encontro: BIOECONOMIA: NOVO PARADIGMA DE DESENVOLVIMENTO PARA MATO GROSSO DO SUL – RESULTADOS E PRÓXIMOS PASSOS – SEMAGRO/GOV MS (UFMS, SEBRAE)

Terça-feira, 23/7/2019 – das 14h00 às 18h00

Coordenadora: Marina Hojaij Carvalho Dobashi (Semagro)

INBIO – Bloco 18 – sl. 215 (2º pav)

Mesa-Redonda: COMO CONSERVAR AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NATIVAS E FORTALECER O DESENVOLVIMENTO LOCAL? (Sênior)

Quarta-feira, 24/7/2019 – das 15h30 às 18h00

Coordenadora e palestrante: Ieda Maria Bortolotto (UFMS)

Palestrantes: Fernanda Savicki de Almeida (FIOCRUZ) e Nathália Eberhardt Ziolkowski (Ecoa)

FADIR – Bloco 03 – sl. 801

A UFMS fica na Avenida Costa e Silva, s/nº. Para obter mais informações sobre a programação, acesse o site do evento ou baixar gratuitamente o aplicativo SBPC para iOS e Android.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Dúvidas, comentários e sugestões podem ser encaminhados pelo WhatsApp (67) 99333-1047 o pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *