19 de abril de 2024 - 06:55

Bom Dia Campo Grande: filiações e vinda de Ciro são destaque no fim de semana político de MS

Daniela Benante trouxe à Educativa 104.7 FM notícias sobre a movimentação política em Mato Grosso do Sul, que incluiu reforços no PSL e no PTB
Ciro Gomes em evento do PDT na sexta-feira, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Confirmando as previsões de um agosto politicamente agitado, Mato Grosso do Sul presenciou uma série de movimentações de potenciais candidatos nas eleições de 2022 e de 2022 desde sexta-feira (16). O assunto foi tema da participação da jornalista Daniela Benante no Bom Dia Campo Grande desta segunda (19), na qual ela recordou da passagem do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) por Campo Grande, do evento organizado pelo PSL para novas filiações e o ingresso do ex-senador Delcídio do Amaral no PTB.

Daniela lembrou na Educativa 104.7 FM da presença de Ciro em Campo Grande, na qual, além de ministrar palestras em universidades para abordar a crise econômica e política do Brasil, participou de ato no PDT no qual foram feitas filiações e “lançou” o nome do presidente regional do partido, o deputado federal Dagoberto Nogueira Filho, como pré-candidato à Prefeitura da Capital em 2020 –o parlamentar, destacou a jornalista, “não se manifestou como possível candidato”, mas garantiu que o PDT terá concorrentes em pelo menos 21 municípios, estando neste momento “em uma corrida por filiações de novos nomes que possam lançar o máximo de candidatos próprios”.

Ciro, por sua vez, realizou uma série de abordagens sobre o atual governo federal, apontando como ponto positivo apenas a deliberação de que lideranças de facções criminosas devam ocupar vagas ociosas em presídios federais. Antes, tais criminosos ocupavam celas nos estabelecimentos penais estaduais, todos superlotados. O pedetista disse ter feito a mesma proposta na campanha de 2018.

Quanto a outros temas, o ex-presidenciável –que, lembrou Daniela, vem se colocando como pré-candidato à Presidência da República em 2022– disse participar da iniciativa Observatório Trabalhista, que visa a compilar números da gestão federal a fim de alicerçar análises sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Ele afirmou que na Educação e na Saúde os dados apontam “a pior execução orçamentária da história” e que na segurança pública, tratada como prioridade na campanha passada, em sete meses foram aplicados 6,5% do orçamento. “Se o governo não executa o orçamento a conversa de que era prioridade é mentira”, disparou, conforme entrevista levada ao ar no programa. Já em relação ao desemprego, ele afirma que a “discreta descompressão” é resultado da desregulamentação do mercado, “que produz um tipo de emprego que não restaura a capacidade de consumo”. Ciro, por fim, ainda lembrou que 63,5 milhões de brasileiros estão em cadastros de restrição de crédito.

Além de Ciro, Campo Grande receberá nesta semana outro crítico do Governo Bolsonaro –na sexta-feira (23) o petista Fernando Haddad, que também realiza palestras pelo país, participa de evento do seu partido na cidade em um trabalho que também visa as próximas eleições presidenciais.

Reforços partidários

Daniela também lembrou que no sábado (17) o PSL, partido de Bolsonaro, realizou atos de filiações em Mato Grosso do Sul, com ênfase em Campo Grande e Três Lagoas, visando o fortalecimento do partido para a disputa por prefeituras e Câmaras Municipais no ano que vem. Também no fim de semana foi anunciada a filiação do ex-senador Delcídio do Amaral ao PTB, “quem também deve entrar na disputa das próximas eleições”, complementou a jornalista.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.