plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 00:45

Bom Dia Campo Grande aborda a Semana do Cooperativismo

O presidente da OCB/MS, Celso Regis. (foto: Pedro Amaral)

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), Celso Regis, veio ao Bom Dia Campo Grande desta segunda-feira (01/07) conversar com Maristela Cantadori e Anderson Barão sobre as cooperativas e a semana em que se comemora o dia mundial do cooperativismo.

A OCB/MS é o órgão de  representação do cooperativismo sul-mato-grossense. A instituição é uma sociedade civil sem fins lucrativos, filiada à OCB nacional, constituída no dia 07 de junho de 1979, com a finalidade de integrar o sistema cooperativista sul-mato-grossense, promover e desenvolver o cooperativismo, bem como prestar serviços adequados ao pleno desenvolvimento das sociedades cooperativistas e de seus integrantes.

No MS, atualmente são 105 cooperativas registradas, distribuídas por diversos segmentos econômicos, com grande expressão nos setores de saúde, infra-estrutura, trabalho, transporte, agronegócios e crédito. São aproximadamente 200 mil cooperados e emprega mais de 7 mil pessoas, representando 10% do PIB Estadual. Segundo Celso, “No Mato Grosso do Sul a cooperação começou no segmento agropecuário. No campo, com mutirão, as pessoas se apoiam na colheita ou no plantio e atingem seus objetivos em conjunto. Existem cooperativas de motoristas, médicos, dentistas, crédito, todos os segmentos.”

Divididas por ramos, no MS existem 54 cooperativas agropecuárias, 14 na saúde, 12 no transporte, 10 cooperativas de crédito, 5 em infraestrutura, 3 de produção, 2 do trabalho e no educacional, e para os segmentos de consumo, habitacional, turismo e lazer existe uma cooperativa registrada em cada uma delas.

“Não se dividem só os lucros, se dividem também os problemas, os resultados, cada cooperado assume o risco.”, afirma Celso. (foto: Pedro Amaral)

Para Celso, o que diferencia uma empresa comum de uma cooperativa está na divisão dos resultados “Se eu e você quisermos fazer uma empresa, nós somos sócios. A diferença é que na cooperativa a propriedade é coletiva, é  impossível ter sócio majoritário, no máximo 30%”. Não se dividem só os lucros, se dividem também os problemas, os resultados, cada cooperado assume o risco.”, conclui.

Ficou convencionado que no primeiro sábado de julho é comemorado o dia mundial do cooperativismo. Em Campo Grande, as comemorações começaram dia 29 passado, no sábado, com atividades poliesportivas no ginásio Dom Bosco. As comemorações continuam durante a semana com um evento na câmara na próxima quarta e uma atividade pública no sábado no Parque Ayrton Senna entre 15h e 17h onde vários cooperados atenderão a população prestando serviços de saúde, palestra sobre educação econômica e outras atividades.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Dúvidas, comentários e sugestões podem ser encaminhados pelo WhatsApp (67) 99333-1047 o pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *