25 de abril de 2024 - 23:41

Blues & Derivados relembra a história do Blues regional no aniversário de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é a Terra do Blues no programa especial de sábado. (foto: reprodução)

Blues & Derivados com Clayton Sales deste sábado (09/10) comemora o aniversário de 44 anos do Mato Grosso do Sul relembrando nomes que marcaram a história do Blues regional. O programa vai ao ar 17h de sábado na Educativa 104.7 FM.

A divisão do Mato Grosso em 1977 no dia 11 de outubro marcou a criação do Mato Grosso do Sul. Renato Fernandes, José Boaventura Sá Rosa e Zé Pretim marcaram seus nomes na história da música regional.

Renato Fernandes e os “Bêbados Habilidosos”

Nos anos 1990 Renato Fernandes foi líder da “Blues Band”. Renato compunha suas letras em português contrariando a tendência daqueles que costumam compor em inglês. Da sua chegada no MS em 1977 aos 17 anos aos primeiros shows se passaram pouco mais de 15 anos. Na década seguinte surgiu a “Bêbados Habilidosos” tornando o cantor e compositor ídolo no estado e Brasil afora. Em fevereiro de 2015 Renato Fernandes fez seu último Blues deixando órfãos uma legião de fãs amigos.

José Boaventura Sá Rosa e o Blues do Pantanal

José Boaventura Sá Rosa nasceu no Rio de Janeiro e logo na infância veio morar em Campo Grande. Por mais de 30 anos, José fez parte da música regional sul-mato-grossense com seu virtuosismo musical. Em 1982 integrou o disco “Prata da Casa” gravado ao vivo com outros músicos da terra. Seu primeiro álbum solo foi lançado em 1995, “Oceanos no Céu”, seguido por “Blues e Sonho no Rio dos Tuiuius” em 2002. José Boaventura veio a falecer em 21 de abril de 2005 deixando um belo legado ao Blues regional.

Blues Man do Pantanal

Zé Pretim nasceu em Inhapim, interior de Minas Gerais, e veio para Campo Grande antes da divisão do estado.  Foi nos idos de 1980 que Zé Pretim adotou sua identidade musical assumindo o nome e uma pegada misturando o Blues com sua origem caipira. A fama de “Blues Man Pantaneiro” veio com a entrevista no Jô Soares em 2006. Zé Pretim faleceu em setembro de 2021 depois de criar um vasto legado na música regional.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa Blues & Derivados vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na Educativa 104.7 FM. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram