27 de abril de 2024 - 00:11

Blade Runner, Forrest Gump e estreias são destaque no Assunto é Cinema

A ambientação na Los Angeles de 2019 é um dos destaques de “Blade Runner”. (foto: reprodução)

Assunto é Cinema com Clayton Sales desta terça-feira (25/06) celebra os 37 anos da estreia de “Blade Runner” de Ridley Scott e os 25 anos do lançamento de “Forrest Gump” de Robert Zemeckis. O programa da Educativa 104.7 FM também comenta a estreia de “Casal Improvável” nos cinemas da capital e “Mistério no Mediterrâneo”, original do serviço de streaming Netflix.

O clássico neo-noir de Ridley Scott, “Blade Runner” é livremente baseado no livro “Androides sonham com ovelhas elétricas” de Philip K. Dick. Na trama um grupo de androides foge das colônias extraterrestres e volta para a Terra onde são declarados ilegais. Cabe ao caçador de androides Rick Deckard (Harrison Ford) caçar e eliminar os replicantes fugitivos.

O longa teve uma trajetória difícil desde sua concepção com interferências do estúdio e problemas entre diretor e equipe. O estoicismo de Ridley Scott e sua visão não impediram que o estúdio montasse uma versão para o cinema mais leve, com um final feliz, destoando do tom pessimista apresentado ao longo do filme, algo que que desagradou muito o ator Harrison Ford, protagonista do filme.

No lançamento em 1982, “Blade Runner” teve péssima recepção de público e crítica. O longa só foi ganhar o status de cult ao chegar no mercado do VHS, o que em 1992 motivou os produtores a relançarem o corte original concebido por Ridley Scott. A trilha de Vangelis é emblemática e só pode ser lançada no mesmo ano já que os produtores não permitiram o compositor lançar um álbum com sua performance na trilha e sim uma versão da New American Orchestra, nem de longe tão boa como a original.

Tom Hanks como Forrest Gump no icônico banco do filme. (foto: reprodução)

“Forrest Gump” é um dos maiores sucessos da carreira de Tom Hanks e do diretor Robert Zemeckis. O longa é uma adaptação do romance de Winston Groom que chegou a escrever a sequência “Gump and Co.” depois de ficar desgostoso com a adaptação de Zemeckis. O filme ganhou 6 Oscars, incluindo melhor filme para Zemeckis e melhor ator para Tom Hanks em 1995.

A trama conta a vida de Forrest Gump (Tom Hanks). Graças ao apoio da mãe (Sally Field), ele leva uma vida normal e não percebe o preconceito das pessoas ao seu redor com sua deficiência cognitiva. Seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de camarão, Forrest inspira a todos com seu otimismo infantil. Mas a pessoa com quem Forrest mais se preocupa pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce, mas perturbada Jenny (Robin Wright).

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram