28 de março de 2024 - 16:29

Balanço: RTVE reúne funcionários, destaca planejamento do governador Reinaldo e projeta 2016 melhor

O diretor-presidente da Rádio e TV Educativa, jornalista Bosco Martins, reuniu servidores e colaboradores das emissoras do Estado para avaliação do primeiro ano da nova gestão e apontar as perspectivas para 2016.

Bosco Martins lembrou que nesse primeiro ano o governador Reinaldo Azambuja conseguiu contornar a crise, que assola todo País, e teve que adotar uma série de medidas de austeridade para manter as finanças equilibradas e assim implementar mudanças fundamentais na administração.

P1330171 (2)
Bosco Martins faz balanço e comenta perspectivas para 2016 em conversa com servidores e colaboradores da RTVE

“O governador Reinaldo Azambuja assumiu o governo com um plano, mas pela circunstância legal, executou um orçamento elaborado pelo governo passado, já que matéria orçamentária precisa obedecer o princípio da anualidade, ou seja, é aprovado em um ano para ser aplicado no exercício seguinte. Mas, assim mesmo, realizou mudanças importantes graças à sua eficiência e competência de sua equipe, mostrando que o planejamento estratégico é indispensável na gestão da coisa pública”, destacou o diretor-presidente da RTVE.

“Nunca tivemos tantos avanços em tão pouco tempo”, destacou Bosco ao mencionar a nova programação da 104 FM e o crescimento de audiência da emissora, aberta a todas as tendências e manifestações culturais, sem perder de vista a característica principal que é a valorização da cultura.

Durante a reunião com os servidores, no auditório da RTVE, Bosco destacou o apoio da equipe de governo na recuperação das emissoras do Estado, permitindo que ainda neste ano fosse implementada a nova grade de programação da 104 FM e criação do Portal da Educativa.

P1330211 (2)
Governador Reinaldo Azambuja executará em 2016 primeiro orçamento elaborado pelo seu governo, destaca diretor-presidente da RTVE

Em relação à TVE, disse que avançou-se na consolidação de uma série de acordos de cooperação e elaboração de nova grade de programação, que deve ser concluída nos primeiros meses de 2016. Além disso, com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo, foi dado o start no processo de migração do sinal analógico para o sistema digital e aberto o procedimento para que a TVE, assim que cumprir o marco regulatório da nova Televisão Brasileira, ative a multiprogramação, por meio de mais dois canais.

“Será mais uma ferramenta importante que amplia o raio de atuação da TVE dentro da orientação do governador Reinaldo Azambuja, de levar à população entretenimento, informação e prestação de serviço. O multicanal vai permitir à emissora do Estado prestar serviços como educação a distância e formação continuada, por exemplo”.

“O novo governo herdou muitas obras não concluídas e acaba de ser surpreendido pelos problemas em rodovias e pontes, com baixa qualidade e por isso não suportaram as últimas chuvas. Com certeza 2016 será um ano muito melhor, com o governo executando o orçamento elaborado pela sua equipe em que os recursos serão aplicados prioritariamente nas áreas essenciais e não apenas no viés obreirista, que foi o foco da gestão anterior”, ressaltou Bosco.

O orçamento está na Assembleia Legislativa para ser votado. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 estima a receita e fixa as despesas em R$ 13,9 bilhões.

Retrospectiva

Todas as realizações da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) serão divulgadas e estarão disponíveis na Retrospectiva da RTVE que será publicada no Portal da Educativa.

(Fotos: Rogério Medeiros-RTVE)