plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

27 de maio de 2024 - 15:45

Assista na TVE: Imagens exuberantes do Pantanal encantam o Repórter Eco

Reportagem inédita do programa da TV Cultura vai ao ar em duas edições, para mostrar a beleza e a diversidade de espécies de aves, animais e plantas. A primeira, domingo (10/4), traz um mosaico de vegetações em meio às águas doces. E na semana seguinte (17/4), a Arara Azul ganha destaque. Ambas às 16h30 (horário de MS)

 O Repórter Eco viajou ao Pantanal de Mato Grosso do Sul para registrar a beleza e a diversidade de espécies de aves, animais e plantas de um dos lugares que mais encantam pesquisadores e turistas. Duas matérias exclusivas mostram a riqueza e exuberância do lugar, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A apresentação é de Márcia Bongiovanni.

Frame_Musico
Músico e marceneiro fabrica instrumentos que reproduzirem os sons da natureza

A primeira edição sobre o Pantanal vai ao ar ness domingo (10/4), às 16h30 (horário MS), e mostra os encantos do bioma, uma espécie de grande mosaico de vegetações em meio às águas doces dos rios. É considerada uma das maiores planícies inundáveis da Terra. A segunda edição da reportagem será exibida no domingo seguinte (17/4), também às 16h30, e acompanha o Projeto Arara Azul.

No Brasil, o Pantanal ocupa quase 150 quilômetros quadrados, que abrigam cerca de 650 espécies de aves, 260 de peixes, 100 de mamíferos e aproximadamente 50 de répteis. O biólogo Diogo Lucatelli, que acompanhou a equipe de reportagem durante a visita ao Refúgio Ecológico Caiman, no município de Miranda, explica: “Tem muita gente que não coloca o Pantanal como um bioma separadamente, mas como um complexo de fisionomias, um complexo de ecossistemas que está dentro do cerrado. A influência majoritária é do cerrado, mas o pantanal tem contato com outros biomas”.

Também o guia turístico Cláudio Rodrigues da Silva fala sobre o turismo ecológico e a presença dos animais na região. “Aqui no Pantanal, se tem água, tem sempre um jacaré por perto”. No local está uma das maiores densidades de onça pintada do mundo, e o guia conta que não é o único felino do lugar. “A gente tem a onça pintada, o gato maracajá, tem a jaguatirica, que a gente vê aqui na fazenda bastante, a onça parda também é presente no ambiente… tem o gato do pantanal”.

PANTANAL5O programa também destaca o turismo ecológico, que é uma das atividades que movem a economia local, gera renda para os moradores e donos de terras, além de conscientizar sobre a importância de conservar a flora e a fauna.

Ainda nesta edição, o Repórter Eco revela um músico e marceneiro que fabrica seus instrumentos de forma diferente dos tradicionais, ao reproduzirem os sons da natureza.

Produtos de limpeza não poluentes, feitos com resíduos da indústria de suco de laranja, é a última matéria do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *