28 de março de 2024 - 19:41

Ismac representa MS no Brasileiro de Futebol de Cegos

O Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac) representa, mais uma vez, Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos. Neste ano, a equipe de Campo Grande disputa a Série B, que tem início no domingo (27), com jogos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). A entidade conta com apoio do Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), para participar da competição.

O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), tem a final prevista para 1º de dezembro e fechará o calendário da modalidade em 2022. Ao todo, participarão oito equipes, em busca de duas vagas na Primeira Divisão do ano que vem.

Comandado pelo técnico Gilson Kamiya, o Ismac encontra-se no grupo B, ao lado do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi/SP), Associação Futsal de Cegos de Pernambuco (AFCP/PE) e Urece Esporte e Cultura (Urece/RJ). Já o grupo A tem Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás (Acelgo/GO), Instituto de Cegos da Bahia (ICB/BA), Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP/PE) e Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (Asdefipel/RS). Segundo a CBDV, as duas primeiras de cada chave cruzam-se nas semifinais (1ºA x 2ºB; 1ºB x 2ºA).

A Segunda Divisão do futebol de cegos, que não pôde ser realizada em 2020 e 2021 por conta da pandemia, contará com a presença do maior ganhador da modalidade, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB/BA), rebaixado no ano passado.

O Ismac vai com os seguintes atletas para o Brasileiro: Eric Douglas Costa Montenegro e Matheus Fernandes do Nascimento (goleiros); Edson Divino Celso Ferreira, Gabriel Rodrigues Ferreira, Jorge Ramon Villalba, Mauricio Vital Stral, Nivaldo Oliveira dos Santos e Valdir Antonio Lustosa Alcantara (jogadores de linha).

No domingo (27), o primeiro compromisso do time sul-mato-grossense será diante da AFCP (PE), às 14h15 (horário de MS). No dia seguinte, encara o Urece (RJ), às 9h30 e fecha a participação na primeira fase contra o Cadevi (SP), na terça-feira (29), às 14h15. As semifinais ocorrerão na quarta-feira (30).

Lucas Castro – Fundesporte, com informações da CBDV
Foto de destaque: Divulgação/CBDV