26 de julho de 2024 - 23:39

Alunos que comandam rádio escola na Capital visitam a Educativa 104.7 FM

Grupo formado por cerca de dez alunos da Escola Municipal Hércules Maymone recebem “aula” sobre radialismo nas dependências da Fertel

Um grupo formado por cerca de dez alunos da Escola Municipal Hércules Maymone –na região do Nova Lima, em Campo Grande– tiveram nesta quinta-feira (16) uma aula sobre rádio e televisão. Eles visitaram a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) para aprender um pouco sobre o funcionamento da Educativa 104.7 FM e da TVE Cultura. A experiência seria usada em projeto do qual os estudantes são os protagonistas e, hoje, resultou em uma rádio que comandam na instituição e ensino.

A Rádio HM Jovem é tocada por estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, que comandam a programação durante os intervalos. Coordenadora de Tecnologia e Inovação e à frente do projeto, a professora Mirian Carla Janu explica que a emissora entrou em funcionamento neste ano para turmas do período matutino e, logo, deve envolver também estudantes do período da tarde –quatro deles já aproveitavam a visita à Fertel para saber como funciona uma rádio.

A programação, no momento, envolve a veiculação de duas músicas e informações sobre projetos e temas da própria escola. “A visita é, principalmente, para que eles tenham noção de locução e do funcionamento de uma rádio”, explicou Mirian. Foi a segunda emissora visitada pelos alunos, que também estiveram na Blink FM.

No grupo, além os futuros quatro novos “funcionários” da HM Jovem, estavam três editores, três repórteres e três locutores. Davi Álvares Prado, 14, é um deles. O estudante disse ter interesse na comunicação e na possibilidade de trabalhar com música e notícias, aproveitando a visita para aprender mais sobre como é o trabalho de uma rádio e as técnicas que os profissionais usam ao microfone.

Alunos receberam uma "aula" de Anderson Barão sobre radialismo. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Alunos receberam uma “aula” de Anderson Barão sobre radialismo. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

“Ajuda muito saber disso, porque ainda somos muitos ‘travados’, não conseguimos ir muito além. Levamos tudo só na voz e tem muito mais que dá para fazer”, disse Davi.

Os estudantes foram recebidos pela diretora de Jornalismo da Educativa 104.7 FM, Rose Rodrigues, e acompanharam parte do Bom Dia Campo Grande e o programa Manhã Educativa, ambos que tem Anderson Barão, diretor da Rádio, como apresentador. Ele mostrou aos alunos desde os recursos tecnológicos usados em uma emissora até os diferentes estilos de locução para chamar a atenção da audiência.

Durante a visita, os estudantes ainda puderam bater um papo com os apresentadores Maristela Cantadori, jornalista e âncora do Bom Dia Campo Grande, e Celito Espíndola, comentarista do programa radiofônico e um dos apresentadores do Cadeira do DJ. Depois, os alunos ainda conheceram o estúdio da TVE Cultura, já que um outro projeto em maturação na Hércules Maymone envolve uma televisão online.

Os projetos na Escola Municipal Hércules Maymone buscam apoios para serem intensificados. Mais detalhes sobre as colaborações podem ser obtidos pelo telefone (67) 9-9286-1087.

Estudantes também conheceram estúdios da TVE Cultura. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

A Fertel recebe diariamente, em horário comercial, visitantes em seus espaços abertos, como o Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza, onde são realizadas exposições de artistas da Capital, e a Sala da Memória Pedro C. R. Porfírio, o “Museu da TVE”. Além disso, grupos podem agendar visitação a estes locais e, ainda, às estruturas da Educativa 104.7 FM e da TVE Cultura. Para tanto, basta agendar a vinda pelo telefone (67) 3318-3872.

Só em 2018, mais de 40 escolas visitaram o Palácio das Comunicações, na avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, no Parque dos Poderes, trazendo centenas de estudantes para conhecer as empresas públicas de comunicação de Mato Grosso do Sul.