2 de maio de 2024 - 04:00

Agetran organiza ações de educação na Semana Nacional do Trânsito

Na próxima segunda-feira (18) começa a Semana Nacional do Trânsito 2023 com o Slogan “No trânsito, escolha a vida”. Essa data visa conscientizar e educar os motoristas, a fim de ensiná-los sobre o papel deles no trânsito . Além disso, a Semana terá atividades organizadas em conjunto pelas agências de trânsito, como Detran e Agetran, partindo desde a inauguração de um paraciclo até palestras educacionais sobre o assunto.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes aumentou 2,3%. Foram mais de 390 mil óbitos em ocorrências envolvendo transportes terrestres. A maior parte dos acidentes são envolvendo motociclistas, aparecendo em 30% dos casos registrados. Falando especificamente da Região Centro-Oeste, houve um aumento de 14%, ligado diretamente ao aumento de tráfego de carros e motos.

Uma das atividades apoiadas pelas agências de trânsito é um Desafio Intermodal, que propõe avaliar qual o meio de transporte mais eficiente, ou seja, não é necessário chegar em primeiro, mas sim computar aquele que causa menos impacto ambiental e o custo do deslocamento. No dia 22, em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro, servindo como inspiração para a população buscar um novo transporte mais ecológico e benéfico para o meio ambiente.

Para fechar a Semana Nacional do Trânsito, Francisco Garonce, Doutor em educação e especializado em segurança no trânsito, dará uma palestra na Câmara dos Vereadores para conscientizar as pessoas e ensiná-las medidas de segurança para que o acidente na estrada seja evitado. Após a palestra, condutores e condutoras indicadas a exemplo no trânsito receberão uma homenagem na Câmara.

Para mais informações, fique ligado nos sites oficiais e redes sociais da Agetran e do Detran.

Foto: Álvaro Rezende