29 de março de 2024 - 08:17

Agepen recebe doação de livros e pneus que irão incentivar leitura em presídios e confecção de parques infantis

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) recebeu, nesta quinta-feira (17.5), a doação de pneus e centenas de livros que contribuirão no desenvolvimento de projetos realizados nas unidades penais do Estado. A arrecadação das obras vai reforçar o acervo das bibliotecas já existentes, que é de cerca de 30 mil livros, e os pneus serão utilizados na confecção de parques infantis para instituições da Capital.

A ação foi realizada através da parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH); a Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos; e a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACIG).

Presente na entrega, o presidente da OAB-MS, Mansour Karmouche, frisou que as instituições têm realizado um bom trabalho para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Cada uma tem feito sua parte e cumprido sua missão, essa entrega é para somar ainda mais nas ações sociais do sistema penitenciário”, afirmou.

Mais de 300 livros foram entregues, entre eles, literatura, autoajuda, motivacionais, romance, enciclopédias, entre outros. Segundo a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, após a triagem, as obras serão distribuídas inicialmente em presídios da Capital e, em seguida, para unidades do interior. Todo esse processo será realizado pela Divisão de Assistência Educacional da Agepen.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MS, Christopher Scapinelli, ressaltou que essa articulação entre as entidades envolvidas é apenas o início de uma parceria que vai gerar novas ações. “Este ato simbólico representa esse fortalecimento e a proximidade das instituições”, afirmou.

Representando a Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, a coordenadora Bárbara Cristina, destacou que o objetivo dessa arrecadação realizada entre os servidores e a sociedade civil é dar continuidade na reinserção social dos custodiados do sistema prisional, além de possibilitar a garantia dos direitos como oportunidade de ocupação produtiva e a remição da pena pela leitura.

Arte com Pneus

Os pneus serão destinados para beneficiar o 5º Ceinf – Vera Alba Congro Bastos, no bairro Los Angeles.

Por meio da parceria entre Agepen e Secretaria Municipal de Ensino (Semed), é realizado o projeto Arte com Pneus que utiliza mão de obra de reeducandos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande na confecção de brinquedos, que são instalados nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs), de Campo Grande, por internos do regime semiaberto.

Nesta campanha de arrecadação lançada em fevereiro deste ano, ao todo, foram doados 30 pneus de carretas e 25 pneus de carros de passeio. Segundo Scapinelli, existem mais outras remessas já arrecadadas para serem entregues também.

Um dos idealizadores do projeto, agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira, agradeceu a doação e afirmou que os pneus serão destinados para beneficiar o 5º Ceinf – Vera Alba Congro Bastos, no bairro Los Angeles. “Temos uma deficiência de pneus com o diâmetro maior, como os de carreta, com eles temos mais alternativas de confeccionar brinquedos que incentivam a coordenação psicomotora de crianças menores, além de possibilitar plantio de mudas e hortas”, afirmou.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, agradeceu a iniciativa e o apoio recebido pelas instituições envolvidas. “Para alcançarmos nossa missão de ressocializar pessoas privadas de liberdade precisamos de colaboradores, então parcerias como essa são muito bem-vindas no sentido de proporcionar novas possibilidades aos nossos custodiados”, argumentou.

Também estiveram presentes, a chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agepen, Rita de Cássia Argolo Fonseca, o professor Felipe Augusto da Costa Souza, agentes penitenciários, entre outros.

Tatyane Santinoni – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

Fotos: Gerson Walber (OAB-MS)