19 de abril de 2024 - 10:13

Reconstrução de rodovia que “esfarelou” ficará pronta em agosto e não precisará de manutenção durante 10 anos

Entregue no fim de 2013, a rodovia MS-436, entre Camapuã e Figueirão, “esfarelou” e está sendo refeita desde o começo deste ano. A reconstrução, de acordo com a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), será concluída em meados de agosto. E o governador Reinaldo Azambuja, que cumpriu agenda em Camapuã nessa quarta-feira (16.5), explicou que a nova obra foi construída para durar, pelo menos, 10 anos.

“Estamos recuperando inúmeras rodovias. A rodovia que liga Camapuã / Figueirão, a MS-436, foi entregue no fim de 2013. E vocês que passam por ali viram que a parte da serra deteriorou, destruiu tudo. É por isso que não dá para contratar uma obra sem fazer projeto executivo, para olhar a profundidade do lençol freático. É uma obra nova e hoje nós estamos gastando duas vezes o dinheiro porque quando fizeram o projeto não tiveram preocupação de fazer bem feito. Nós temos que ter respeito pelo dinheiro público”, afirmou.

Para que as obras tenham maior durabilidade, a atual gestão estadual está usando uma nova concepção de engenharia, que prima pela qualidade técnica, em especial de infraestrutura.

A rodovia MS-436 é importante para o transporte de gado da região. Quem passa por lá explica que a obra é necessária e urgente. Laerte Faria, 49 anos, trabalha há 10 anos como caminhoneiro e explicou que a melhoria é um anseio de produtores e trabalhadores rurais. “Eu sempre passo por aqui e há quase um ano que a condição está muito ruim. Acredito que agora vai ficar muito bom”, diz.

Joel de Oliveira, 29 anos, passa uma vez por mês pela MS-436 a trabalho. “Está perigoso. Aqui tem muito fluxo de caminhão e como não tem acostamento, quando a rodovia está ruim você fica sem opção e cai no buraco”.

O pecuarista Devanir de Oliveira Alcantra, 44 anos, já trocou três vezes o para-brisa da caminhonete. Vai precisar trocar de novo. É que com a rodovia desmanchando, pedaços do asfalto e pedra que ficam soltos na pista acabam “voando” em direção ao veículo. “Desisti de trocar o vidro. Olha só os buracos. Toda hora tem que deixar na oficina”, afirmou.

Dilson Moraes, 40 anos, também é dono de uma propriedade rural em Camapuã. Ele destacou a necessidade de recuperar a rodovia. “Temos que fazer balanceamento e alinhamento direto nos veículos. Está precisando mesmo refazer essa rodovia”.

Mais obras

Governador visitou as obras com investimento estadual no município.

Em Camapuã, Reinaldo Azambuja assinou ordens de serviço de diversas obras, autorizou licitação, entregou e vistoriou obras. Na visita, anunciou a pavimentação e drenagem de toda a Vila Olídia, bairro que há 45 anos esperava pelas melhorias. O investimento é de R$ 362 mil.

Reinaldo Azambuja também assinou ordem de início de serviço de pavimentação asfáltica e drenagem das ruas Francisco Faustino, Antônio João, Paraíba, Pará, Schroeder Campos, Jesuítas e Brasil, no valor de R$ 1,1 milhão.

No montante de R$ 1,3 milhão, foi autorizada ainda pelo governador a licitação para pavimentação e drenagem das ruas Joaquim Faustino Rosa, João Vermelho, Jatas, Benjamin Sebastião Gonçalves, João Rodrigues Machado e Iracy Machado.

Reinaldo Azambuja fez a entrega da ponte de madeira sobre o rio Verde no entroncamento da MS-438 – divisa Camapuã/Água Clara, numa extensão de 40 metros, no valor de R$ 145.693,53. O prefeito de Camapuã, Delano de Oliveira Huber, disse que os investimentos são importantes porque melhoram a vida da população.

Cristo Redentor II

Além de todas essas obras, o Governo do Estado investe na construção de mais de 100 casas em Camapuã. Ele autorizou a licitação de 15 bases do programa Lote Urbanizado (R$ 197 mil) e visitou a construção de 86 casas do loteamento Cristo Redentor, uma obra de R$ 7,97 milhões – sendo R$ 1.175.577,69 do Governo do Estado.

De acordo com o mestre de obras, José Alves, 43 funcionários trabalham na obra. As casas possuem dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugados e um tanque externo.

A agenda do governador Reinaldo Azambuja em Camapuã foi acompanhada pelos deputados estaduais professor Rinaldo, Beto Pereira, Onevan de Matos, Enelvo Felini e Felipe Orro; pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Helianey Paulo da Silva; e por prefeitos e vereadores da região.

Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro