28 de março de 2024 - 12:52

Acron planeja retomar obras da UFN3 em julho

Uma semana depois de anunciar a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, em Três Lagoas, o grupo russo Acron desembarcou em Campo Grande, nesta sexta-feira (11), para tratar com o governador Reinaldo Azambuja e o prefeito Angelo Guerreiro da política de incentivos fiscais para a retomada dos investimentos na fábrica.

Em reunião no receptivo do Parque do Prosa, que teve a presença de integrantes da Petrobrás, o vice-presidente da Acron, Vladimir Kantor, afirmou que a empresa está motivada com o negócio. “Estamos muito interessados em estar presente em Mato Grosso do Sul. Gostaríamos de começar a trabalhar já em julho”, afirmou ele.

No encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para que Governo do Estado, Prefeitura de Três Lagoas e Acron estabeleçam termos de acordo de concessão de benefícios fiscais para a retomada das obras da fábrica, que foram paralisadas em dezembro de 2014 com 81% de conclusão. Essa definição pode acelerar o processo de venda da unidade para a empresa russa.

“Criamos um grupo de trabalho para organizar essa documentação. Em curto prazo, vamos chegar a um documento finalizado, assinado por nós e que vai permitir a continuidade das obras e dos investimentos por parte da Acron, com mais atividade econômica na região e mais oportunidades de emprego e renda para nossa gente”, destacou Reinaldo Azambuja.

A construção da UFN3 em Três Lagoas teve início em 2011. No ano seguinte, um termo de acordo entre Estado e Prefeitura deu uma série de incentivos tributários para a Petrobras ativar a fábrica em Mato Grosso do Sul. Após a paralisação das obras e a saída da estatal brasileira do segmento de fertilizantes, em 2018, Estado e Prefeitura decidiram manter os benefícios fiscais aos compradores da planta industrial.

Secretário Jaime Verruk (Semagro)

“O objetivo do Governo do Estado e da Prefeitura de Três Lagoas é manter os incentivos fiscais. Nos comprometemos com essa manutenção para que os russos possam dar sequência aos investimentos. Agora, dado que o projeto vai ter algumas modificações em relação à ideia inicial, essas modificações precisam ser inseridas no termo de acordo”, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

As reuniões do grupo de trabalho começam já na semana que vem. Para a gerente executiva de gestão de portfólio do Petrobrás, Ana Paula Saraiva, as tratativas do grupo vão contribuir para a efetivação da venda da UFN3 da Petrobrás para a Acron. “Temos toda intenção de concluir essa venda no prazo mais rápido possível”, falou.

Prefeito Angelo Guerreiro, de Três Lagoas

Segundo o prefeito Angelo Guerreiro, a retomada dos investimentos na unidade de fertilizantes vai potencializar o desenvolvimento de Três Lagoas. “Isso para nós é muito importante. É geração de novos empregos, crescimento da economia e ganho para os produtores”, disse.

Já o secretário Eduardo Rocha, da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), destacou que o desenrolar do imbróglio da fábrica será benéfico para Mato Grosso do Sul. “Todas as partes estão de acordo com o negócio. Fechando o termo e vendo os itens que temos que colocar dentro desse acordo, acreditamos que até julho eles possam voltar às obras”, pontuou.

Também participaram da reunião os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Lauri Kener (adjunto da Fazenda), além do superintendente de Indústria e Comércio da Semagro, Bruno Bastos, e de demais integrantes das diretorias da Acron e da Petrobras.

Bruno Chaves, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro