1 de maio de 2024 - 21:57

1º Ciclo de Formação no Ensino das Artes de MS reúne professores no MIS

Com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e da Fundação de Cultura de MS (FCMS), o Museu da Imagem e do Som (MIS/MS) ficou lotado na tarde deste sábado (16), durante o 1º Ciclo de Formação no Ensino das Artes de Mato Grosso do Sul, organizado pela Associação Sul-mato-grossense de Arte Educadores (ASMAE).

O público formado praticamente por professores de arte de Campo Grande e do interior do Estado pôde prestigiar as palestras “Breve histórico da música em MS”, do jornalista e músico Rodrigo Teixeira e “A literatura de Mato Grosso do Sul”, com a coordenadora do Núcleo de Literatura da FCMS, Melly Sena. Também estiveram presentes a escritora sul-mato-grossense, Raquel Naveira e o coordenador do Núcleo de Artes Visuais da FCMS, Galvão Pretto.
20160116_142811Segundo o presidente da ASMAE e gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Caciano Lima, o encontro servirá para adicionar uma pitada de conhecimento cultural da região aos professores de arte.
“O ensino das artes sem dúvida é ligado à carreira do professor de artes, que também se vê envolvido em atividades culturais, como a música, artes cênicas, artes visuais e todas as outras. Este encontro vem para acrescentar a bagagem desses profissionais ajudando-os a fomentar as discussões que levam para as salas de aulas e outros espaços”, explicou Caciano.
Para alguns professores de arte a iniciativa deu certo.

“Acho digna essa iniciativa da ASMAE de trazer assuntos bacanas, eu mesma achava que já conhecia sobre a história da nossa música, por exemplo, mas hoje tive contato com coisas que não imaginava. É um ciclo que ajuda a melhorar mais nossas aulas e reuniões do dia a dia”, contou a professora Sandra Danielle Martins.
Sentindo a boa interação com o público, os palestrantes reconheceram a importância e a contribuição do evento no ensino do Mato Grosso do Sul.

“Achei muito bacana, tem professores do interior e vi que o pessoal está ávido por informação, ficam muito atentos quando você fala. É interessante fazermos isso de uma forma organizada trazendo bons frutos ao professor do nosso Estado. Não temos um livro que fale da história da nossa música de forma completa, então a palestra serve para nortear o educador com um conteúdo legal”, disse Rodrigo.20160116_161459

“Falar sobre a literatura produzida no MS é fazer um retrospecto de sua história desde o início até os dias atuais, enfocando a sua produção. Hoje discutimos o que é regionalismo e até que ponto nossa literatura é regional. Tudo apresentado de forma didática aos professores presentes que estiveram bem envolvidos”, afirmou Melly.
Sobre os palestrantes
Rodrigo Teixeira é jornalista, músico, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e autor do livro “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de MS”. Atualmente apresenta o programa semanal América Pantanal, na FM Educativa 104.7.
Melly Sena é “mestre em Letras (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e coordenadora do Comitê Proler de Campo Grande e do Núcleo de Literatura e Leitura ligado à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS.