28 de março de 2024 - 09:02

13ª Exposição Nacional de Orquídeas é destaque na Cadeira do DJ

Wenceslau e Marcia falam sobre a exposição e a ACOA. (foto: Daniel Rockenbach)

Celito e Gilson Espíndola receberam hoje (8) na Cadeira do DJ Wenceslau Carlos de Oliveira e Marcia Vilela, membros da direção da Associação Campograndense de Orquidofilia e Ambientalismo (ACOA) que vieram falar sobre a 13ª Exposição Nacional de Orquídeas.

O evento acontece em Campo Grande no Armazém Cultural na Esplanada Ferroviária entre os dias 10 e 12 de agosto, no próximo fim de semana. A entrada é 1kg de alimento não perecível que será doada para instituição de apoio a famílias carentes de acordo com o presidente da ACOA, Wenceslau Carlos de Oliveira.

De acordo com Wenceslau: “A exposição reúne apaixonados pelo cultivo de orquídeas, criadores, pessoas interessadas na troca de experiências.” Dentro do evento ainda acontece uma exposição dedicada à variedade Cattleya Nobilior, “A Cattleya Nobilior é a flor símbolo de Campo Grande”, acrescenta o orquidófilo.

Marcia Vilela e Wenceslau Carlos de Oliveira com os apresentadores Gilson e Celito Espíndola. (foto: Daniel Rockenbach)

O projeto de lei nº 5.364/ agosto de 2014 instituiu a Cattleya Nobilior como flor simbólica do município de Campo Grande. A justificativa é que a sua floração coincide com o aniversário da capital, uma feliz coincidência para todo campograndense.

Sobre a ACOA, Wenceslau comenta: “A ideia sempre foi reunir amigos, criadores. Promover a troca de experiências e interesses.” A orquidófila Marcia acrescenta: “A orquidofilia tem a responsabilidade de proteger o meio ambiente. A paixão está em cuidar e cultivar essas plantas, é uma paixão que não tem preço.”, conclui. A entidade conta com mais de 200 associados que se reúnem mensalmente para trocar mudas e ensinamentos sobre orquídeas.

Serviço: A 13ª Exposição Nacional de Orquídeas será realizada nos dias 10, 11 e 12 de agosto, no Armazém Cultural, Avenida Calógeras, 3100. Segue a programação:

• Curso de cultivo de orquídeas para iniciantes

Sérgio Ostetto

10 de agosto: 15h
12 de agosto: 9h

• Dicas diversas para cultivo de orquídea

Marcia Vilela

11 de agosto: 14h
12 de agosto: 14h

• Palestra: Pragas e doenças na Cattleya Nobilior

Engenheiro Agrônomo Dr. Marcos Vinicius Locatelli

11 de agosto: 9h

Visitações:

Sexta: 8h às 22h – Compras
19h – Abertura Oficial

Sábado: 8h às 22h – Visitação / Compras

Domingo: 8h às 17h – Visitação / Compras

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 11h30, na FM 104.7 Educativa podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio).