plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

10ª Primavera dos Museus e Centenário de Manoel de Barros são lançados no Marco

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

10 dias de eventos marcarão centenário do poeta pantaneiro

Teve início na noite desta terça (21) a 10ª Primavera dos Museus no Museu de Arte Contemporânea (Marco) em Campo Grande, concomitante com o lançamento da “Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento”. A TV Educativa e a 104 FM prestam apoio aos eventos.

A 10ª Primavera dos Museus é um evento nacional e em Mato Grosso do Sul vai abranger 55 museus de 25 municípios. Com o tema “Museus, Memória e Economia da Cultura”, uma programação convidará a população a pensar obre o tema. No Marco, uma releitura da obra de Conceição dos Bugres proporcionará uma reflexão diante da proposta deste ano.

Junto à abertura do evento nacional, foi lançada a programação em comemoração ao centenário do poeta pantaneiro Manoel de Barros. Uma agenda de eventos até dezembro comemora o aniversário de cem anos do autor. Edital de concurso para estudantes da rede estadual de ensino foi lançado e os alunos de todo o estado serão provocados a pensar a obra do autor em forma de redações e desenhos artísticos.

“Os três melhores trabalhos do estado receberão prêmios. Além disso, estamos programando para exibição simultânea de filmes sobre o autor em escolas da rede estadual”, explicou a diretora do Marco, Maisa Barros.

Renato Roscoe, secretário de Cultura, pontuou a intensa agenda em comemoração ao centenário. “Serão cem anos em cem dias. Muitos eventos acontecerão em todo o estado. O governador Reinaldo Azambuja apoiou o evento. O Governo é um grande incentivador da cultura”, disse.

 

Ócio do poeta era criar e escrever, diz Bosco Martins. Foto: Maurício Borges
Ócio do poeta era criar e escrever, diz Bosco Martins. Foto: Maurício Borges

Destacando ser uma noite especial, Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel, lembrou de ter conhecido o poeta. “O que ele iria nos dizer? Iria praticar o ócio, que era criar, escrever. Estou emocionado com as apresentações. Que venham muitos centenários!”.

Ao fim, Grupo Teatral Casa apresentou a peça “O retrato do artista quando coisa”, e o grupo Armazém 67 a coreografia “Terra de Ninguém”, ambos com base na obra de Manoel de Barros.

Confira abaixo a programação da Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento.

 

 

Outubro

02 a 31 de Outubro

  • Desenhos de uma Voz – Veiculação de poemas de Manoel de Barros declamados por crianças, jovens e adultos em rádios dos municípios de Mato Grosso do Sul.
  • Matéria de Poesia – IV Prolerteen – Projeto de formação literária por meio de realização de oficinas de poesia sobre a obra de Manoel de Barros, destinadas a adolescentes estudantes de dez escolas de Campo Grande.
  • Bens de Poesia – Rota CineMS – Exibição de filmes e oficinas de fotografia inspiradas na obra e vida do Poeta Manoel de Barros nas onze microrregiões de Mato Grosso do Sul.
  • Aprendimento – Oficina de arte mural no Centro Cultural José Octávio Guizzo com a artista visual Marilena Grolli.

 

17 a 21 de Outubro

  • Fazedores do Amanhecer – Curso de Gestores Culturais em Leitura – Formação para professores da Rede Estadual de Ensino nos 79 municípios por Vídeo Conferência.

Novembro

 

03 a 11 de Novembro

  • Matéria de Poesia – V Prolerzinho – Projeto de formação literária por meio da realização de oficinas de poesia sobre a obra de Manoel de Barros, destinadas a crianças estudantes de 10 escolas de Campo Grande.

 

17 a 19 de Novembro

  • XVII Encontro do PROLER – Projeto de incentivo à leitura que desenvolve oficinas destinadas a professores e mesas – temáticas sobre o Poeta Manoel de Barros.

 

25 de Novembro

  • “Dia D Manoel” – Um dia destinado a mobilizar 79 escolas de todos os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul em prol da literatura de Manoel de Barros, com as seguintes ações:

– Exposição Manoel em Quadrinhos – 13 pranchas inspiradas na obra do Poeta e ilustradas pelos artistas do Coletivo Bigorna Fest.

– Exibição sincronizada dos vídeos “Só Dez por Cento é Mentira” e “Caramujo-flor”.

  • Sarau Homenagem ao Poeta Manoel de Barros no Centenário de seu Nascimento.

Desconcerto – Orquestra Filarmônica Jovem do Pantanal

Deslimites – Espetáculo de dança do Grupo Funk-se

Invencionices – Performances visuais com a Confraria Sociartista e intervenção de vídeo mapping com o artista visual Rafael Mareco.

Local: Concha Acústica Helena Meirelles

Horário: 19 horas

 

Dezembro

 

  • Programa Cult.e – Delírios de Manoel – Mesa redonda sobre a literatura e vida de Manoel de Barros, a ser exibido na TVE/MS, com a participação de artistas e especialistas na área.
  • Liberdade caça jeito – Encerramento das oficinas de arte do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *