plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

5 de maio de 2024 - 04:19

Xaymaca Reggae destaca álbum do guitarrista Kubix com remake do impactante “Mix Up” dos The Gladiators

O guitarrista Kubix, nascido nos subúrbios parisienses, faz uma homenagem ao icônico álbum “Trenchtwn Mix Up” da lendária banda jamaicana The Gladiators. Sintonize na Educativa FM 104.7.  Xaymaca Reggae vai ao ar das 22h à meia-noite 

O álbum solo intitulado “Guitar Chant” de Kubix, foi lançado nesta sexta-feira 13 pela Attik Prod e distribuído pela Baco Records. O remake da icónica pedrada “Mix Up” dos The Gladiators é o destaque do álbum, vem em versão instrumental. Nessa faixa a guitarra vem substituir a voz, tocando com as melodias originais. Uma homenagem à música jamaicana e um dos seus principais grupos da era de ouro do Roots Reggae da Jamaica, a recuperação faz sentido quando Kubix convida o baixista e vocalista original da fundação dos The Gladiators, Clinton Fearon, para tocar baixo nesta faixa. 

“Clinton Fearon que tive o prazer de produzir um show dessa lenda viva da música jamaicana no 1° Festival de Reggae Roots Etapa de Brasília em 2001”. Diz Rasdair da Mata produtor e apresentador do Xaymaca Reggae Educativa FM 104.7

Guitarrista nascido nos subúrbios parisienses durante o ano de 1980, ele cresceu ao som da guitarra de seu pai. Foi aos 14 anos que decidiu provar os prazeres das 6 cordas. Ele rapidamente integrou seus primeiros grupos de Reggae, Rock e Groove. Sua musicalidade e perseverança rapidamente o levaram a acompanhar como Side Man, nos maiores festivais, artistas internacionais como os lendários músicos jamaicanos Barrington Levy, Lee ‘Scratch’ Perry, Ijahman Levi, Horace Andy, Ken Boothe e muitos outros, sem esquecer os cantores de Pop e Soul como Zaho e mais recentemente Kimberose.

Kubix também produz muito. Ele compõe, arranja, realiza e cria em 2005 no ATTIK Studio do qual saem muitos projetos. Em 2015 e 2017, ele também ganhou 2 prêmios Grammy como guitarrista. Foi, portanto, após quase 20 anos ao serviço dos outros que decidiu em 2017 começar a compor e gravar o seu primeiro álbum solo “Guitar Chant”, totalmente instrumental. Misturando uma base sólida e informada de Reggae, Jazz, Soul com um toque de Rock, ele convidam nada menos que 21 músicos de discos renomados entre Paris e Nova York. Onze faixas da mais pura pedrada do Reggae instrumental, é um álbum elaborado e autêntico, rico em melodias e ritmos variados que Kubix nos entrega. Um álbum que atesta uma carreira já ocupada, um amor pelo Reggae e pela música com M maiúsculo!!!

Um álbum chamado “Guitar Chant”. Neste sem voz, música ou texto, o elemento principal é o Violão. Ela substitui o cantar e fala com suas notas, suas harmonias, seus silêncios também. Os vários oradores juntam-se e trazem a sua musicalidade ao projecto, e é sobre uma base sólida de Reggae mas com uma abordagem “jazzística” que as peças ganham forma.

Kubix se cerca de artistas renomados como o pianista japonês Aya Kato (Ky-Mani Marley, Sean Paul, Mykal Rose…), o tecladista Marcus Urani do (Groundation), ou ainda mais surpreendente, o lendário baixista e cantor dos The Gladiators, o lendário Clinton Fearon na icónica pedrada “Mix Up”. Também encontramos o lendário trombonista Vin Gordon que tocou na banda The Wailers de (Bob Marley, The Skatalites, Burning Spear etc) nas faixas “Still Standing” e “The Walk”.

A base rítmica do projeto é formada pelo baterista Simon “Saymon” Roger, tecladistas Jimmy Zaccardelli, Daniel Adélaïde, Fayce e 8 baixistas de todo o mundo: Aboubass, Koxx, Mato, Manudigital, Don Chandler, Roops, Clinton Fearon, Valess!!! Acólitos de palco e estúdio por muitos anos, eles vêm aqui para sublimar as composições originais do guitarrista. A seção de cobre composta por Stepper, Vin Gordon, Zacharie Ksyk, mas também Rico Gaultier e Matthieu “Bost” oferece uma respiração arejada através de temas sutis e solos delgados. Também encontramos Nicodrum na bateria tradicional jamaicana e o famoso Manjul nas percussões!!!

O álbum foi gravado entre Paris (Wise Studio) e Nova York (Rift Studio) e reúne nada menos que 21 músicos. Um álbum que se inspira nos encontros musicais e humanos de Kubix ao longo de sua carreira, que destaca os músicos, dá-lhes espaço para se expressarem e homenageia a Guitarra com G maiúsculo.

Quem o provou sabe reconhecer esta qualidade – rara, sejamos honestos – que o álbum “Guitar Chant” de Kubix possui: este efeito benéfico que a música proporciona e que faz bem ao coração e ao corpo; esse Graal que todos esperamos quando você aperta “play”, quando as notas te invadem, ressoam em sua alma e fazem cada célula vibrar em você, da cabeça aos pés e te leva a tocar o céu sem sair do lugar. É o que Kubix expressa, sem cálculo, sem tentar brilhar, apenas guiado pela emoção que a música pode transmitir, pois o nosso homem é daqueles que a toca enquanto respira. Experimente, qualquer que seja o título de Guitar Chant; aumente o volume, para experimentar a mistura. E aí você vai entender, se ainda não o conhece, com quem está lidando…

Kubix? Longe de ser um estranho no ramo, é claro. Um Sideman essencial, por uma boa década. Se obtiver informações discretas dos vários pilares do planeta Reggae na França, sempre lhe diremos sem hesitação: “Este é o melhor! “Acima do lote”. Felizmente, ele não deu atenção a isso. Seu senso de compartilhar música é cem vezes maior do que seu ego – a prerrogativa dos talentosos que não evoluem na mesma categoria? E quando chega em cima da hora para fazer uma substituição no grupo, como um palhaço de luxo, não é mais o mesmo show. Como que por mágica, de repente, cada um de seus companheiros de corrida se sente puxado para cima. O tipo de cara que não precisa ser líder no papel para ser um verdadeiro líder, sem se impor. Os jamaicanos não se enganam, eles que confiam nele completamente para montar bandas de apoio sob medida e conduzi-las nos palcos europeus, quando não o estão usando em estúdio. Nosso guitarrista tem em seu registro como músico um Vencedor do Grammy e uma indicação.

Mas olhar para Kubix através das lentes do Reggae é muito redutor, você adivinhou. Ao contrário da filosofia, do estado de espírito deste músico da Ile-de-France que cresceu rodeado de guitarristas, tanto na sua família como na sua discoteca: Hendrix, Kurt Cobain, Jimmy Page… No planeta da música que viaja, recrie fronteiras seria um absurdo. Antes do Covid 19, nós o víamos muito com Kimberose em um registro emocionante. Anteriormente, ele também fez turnê com o cantor argelino-canadense Zaho. Nos últimos anos, a agenda tem estado ocupada, com pedidos de todos os lados. Mas nossa quase quarenta e poucos anos encontrou tempo para dar à luz seu próprio bebê, “Guitar Chant”.

Sua abordagem para este álbum pessoal: “uma abordagem jazzista” em uma estrutura Reggae (e que base!). Improvise em torno de um tema, conte uma história que não precisa de palavras para chamar sua atenção. Convocar amigos para que eles também possam contribuir com a narração com seus respectivos instrumentos, como a pianista japonesa Aya Kato, a quem descreve como um “extraterrestre”, e ao lado do qual, a seu modo, continua um diálogo iniciado pelo lendário Monty Alexander e Ernest Ranglin, uma importante dupla de jazz jamaicana. Faça tudo girar, como se o Weather Report tivesse assumido o sotaque Kingston. E conheceu Pink Floyd no caminho (Paris Nova York) . À lista de convidados não falta personalidade, entre outros o muito experiente soprador francês Guillaume “Stepper” Briard, ideal para um papel de “Sandborn” dos anos 80. Também conhecemos os lendários Clinton Fearon, Vin Gordon, Marcus ‘Groundation’ Urani, Manjul…

Kubix, cujo nome verdadeiro é Xavier Bègue, fez um trabalho fabuloso de ourives músico nas onze peças do canto para guitarra . O reflexo do seu grau de exigência. Há tanto para ouvir! Mas não pense que essa riqueza é pesada, indigesta. Pelo contrário, é cheio de subtilezas, de camadas diferentes que todas acrescentam algo ao edifício, construído em torno de uma tracklist inteligente, que sabe variar os prazeres, para surpreender. Impressionar. E acima de tudo para seduzir.

Comunicado de imprensa por Bertrand Lavaine (RFI)

O ÁLBUM peça por peça:

01-Deep Eyes: Um tema de guitarra que se parece com um padrão de Jazz, em um ambiente Reggae. Aya Kato ao piano e Kubix ao violão para um diálogo que inevitavelmente lembra Monty Alexander e Ernest Ranglin, uma das referências do francês.

02-Still Standing: Mergulhe nas raízes do Reggae ao som da bateria Nyabinghi tradicional, antes de se envolver com o casal baixo e bateria enquanto o trombone de Vin Gordon (Bob Marley, Skatalites, Burning Spear etc.) e o saxofone respondem na guitarra.

03- Sunday Children (Domingo Infantil): Composto numa tarde de domingo, rodeado pelos filhos da família, daí esta frescura e este tema aberto, iniciado pelo saxofone num espírito jazzístico, juntado pelos teclados de Marcus Urani (Groundation) depois do Guitarra Kubix. Os solos se articulam e acabam dando lugar à bateria e ao baixo em um Dub majestoso.

04-Brand New Star: A última faixa a aparecer no álbum. Uma atmosfera aérea, um convite ao devaneio emana deste título onde se junta à pianista japonesa Aya Kato, como convidada. Encontramos as harmonias complexas do Jazz que se fundem com o Groove do Reggae, carregado pela bateria e percussão.

05-Paris / New York: Um violão que lembra um certo George Benson; órgão e piano inspirados nos anos 70 gravados em Williamsburg, Brooklyn. Influências emprestadas do Soul e da Black Music, e principalmente uma música que muda ao longo dos minutos, surpreende no último terço com uma corda que nos leva a um Rock dos anos 70, ao som de uma guitarra supercarregada que não teria negado o lendário Pink Floyd!

06- Sad And Salt (Triste e Sal): A melancolia que se instala desde as primeiras notas do piano nos transporta para Cuba e suas ruas úmidas. Com seu violão clássico, Kubix combina inspirações cubana e espanhola, a que responde o pinao de Aya Kato.

07-Song For Abi: Aqui está um título dedicado a Abigaël, filha de Kubix nascida em março de 2019. Frescura, sol e sorrisos estão presentes nesta peça, mas o virtuosismo do piano solo e da guitarra nos lembram que até na leveza, a musicalidade reina. Também podemos ouvir o baterista Simon Roger que tocou com as lendas do Reggae (Marcia Albert Griffiths, Ijahman Levi etc), que faz sua caixa cantar.

08-Mix Up: A pedrada é honroso tributo à lendária banda jamaicana The Gladiators, um dos principais grupos da Jamaica, através da capa de um de seus sucessos. O violão vem substituir a voz, tocando as melodias originais. Membro original do grupo, o lendário Clinton Fearon veio soar seu baixo nesta versão.

09- Grow Old By Your Side (Envelhecer ao Seu Lado): Composta para sua esposa, Mirna, essa faixa nos dá uma mistura inteligente de World Music, Reggae e Jazz. O saxofone soprano de Matthieu Bost (Bost & Bim, Havana encontra Kingston…) está no centro das atenções, responde ao violão com influências caribenhas. A bateria também oferece um solo ardente, apoiado por baixo e percussão.

10-The Walk: São os passos pesados do elefante que ouvimos neste Dub instrumental, a poderosa base rítmica avança como um rolo compressor enquanto os ritmos se convidam por ocasião de temas majestosos. Os efeitos de delay e reverb criam a atmosfera típica de King Tubby ou mesmo Scientist Dub, e as intervenções da guitarra ou do trompete vêm para animar o conjunto.

11-Altitude: Conclusão da viagem musical com esta peça composta por duas partes, ambas ligadas pela mesma inspiração: uma homenagem à cultura pop dos anos setenta (The Beatles, Jimi Hendrix etc), uma grande influência de Kubix. É primeiro um violão ao estilo de David Gilmour que conduz a dança, antes na segunda parte, longa e meditativa, Kubix toca a cítara indiana e os violões invertidos nos transportam para uma experiência musical psicodélica.

Músicos que tocam no álbum “Guitar Chant”

Teclados: Aya Kato, – Marcus ‘Groundation’ Urani – Jimmy Zaccardelli – Daniel Adélaïde –

Baixo Fayce: Clinton Fearon – Thomas Cirade – Aboubass – Koxx – Manudigital – Don Chandler– Roops – Valess

Bateria: Simon ‘Saymon’ Roger

Trombone: Vin Gordon – Guillaume ‘Stepper’ Briard – Eric ‘Rico’ Gaultier – Matthieu Bost – Zacharie Ksyk

Percussões: Nicolas ‘Nicodrum’ Belouet – Manjul

Artiste: Kubix

Titre: Guitar Chant

Format: MP3, CD / Digital – Vynile

Pays: France

Label: Attik Prod / Baco distrib

Release date13/11/2020

Lançamento: 13 de novembro de 2020

Gravadora: Attik Productions

Genre: Reggae

Style: Roots, Reggae, Instrument

Tracklist:

  1. Deep Eyes
  2. Still Standing
  3. Sunday Children
  4. Brand New Star
  5. Paris/New York
  6. Sad And Salt
  7. Song For Abi
  8. Mix Up
  9. Grow Old By Your Side.
  10. The Walk
  11. Altitude

 

Fontes:

https://www.reggae-promo.com/news/1089-1er-album-de-kubix-guitar-chant

http://www.iwelcom.tv/reggae-dancehall-dub/kubix/kubix-guitar-chant-2020/

#rootsreggae

#xaymacareggae

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *