26 de julho de 2024 - 23:46

Xaymaca Reggae, agora no sábado, destaca Mr. Ray Bass e seu novo álbum Come To My Island

Neste fim de semana o programa Xaymaca Reggae da Educativa FM 104.7 estreia a edição de sábado e a partir do dia 24 vai ao ar das 21h às 23h aos sábados e todo domingo das 22h à meia-noite. Sintonize!

No programa deste sábado,  com três horas de transmissão,  das 21h à meia-noite, Xaymaca Reggae destaca o som caribenho e a energia positiva do Sr. Ray Bass por meio do seu álbum intitulado “Come To My Island” (Venha à Minha Ilha), composto por 6 faixas. Mr. Ray Bass é um cantor, multi-instrumentista, compositor e produtor holandês caribenho de Curaçao. (Curação ou Curaçau, é um país insular das Antilhas Menores no sul do Mar das Caraíbas e na região das Caraíbas holandesa.  O País é formado pela ilha principal de Curaçau e pela ilha desabitada de Klein Curação. Sua visão é ampliar os horizontes da música afro-caribenha e seu objetivo é claro: levar esperança e liberdade mental para o mundo.

Ray Bass (Riëndy Holder) tem uma história incrível de crescimento em uma seita estritamente religiosa, superando experiências de vida traumáticas através da música, sendo sem-teto, colaborando com muitos artistas holandeses do Caribe famosos como Izaline Calister e IR-SAIS para produzir seu EP de estreia – “Come To My Island”. Para a produção deste EP recebeu um subsídio do programa Urban Projects do Performing Arts Fund NL.

Em meio a essa pandemia global, quem de nós nunca sonhou em escapar para uma ilha onde nenhum vírus, nenhuma regulamentação de contato, nenhum estresse pudesse chegar até nós? E quem não aceitaria um convite como o feito tão cordialmente pelo Sr. Ray Bass? Fresco como a brisa da primavera, seu primeiro EP “Come To My Island” flutua pelas terras, prometendo desejo de viajar em doces músicas.

Riëndy Holder sabe do que está falando. Nascido na pequena ilha de Curaçao, ele cresceu entre o Caribe e a Holanda, absorvendo os dois mundos, um tesouro do qual extrai sua produção criativa. Essa diversidade se reflete nas seis músicas do lançamento – nenhuma é igual à outra. O anfitrião de músicos que contribuíram para a EP (Tim Kesteloo, Rekesh Dukaloo, Joshua Regales, Ruud Kleiss, Simon Kelaita, Jacobo Garces, Freddy Poncin e outros) trazer os vários estilos de vida, e tanto a produção, mistura (por sónicos Feiticeiros & Tim Kesteloo) e mastering (por Ludwig Maier da GKG Mastering ) são imaculados.

O pontapé inicial é “Phunky Reggae”, uma melodia borbulhante de Reggae que mantém o que seu título promete e é feita para apresentações ao vivo (ou, alternativamente, para sessões de dança alegres em sua sala de estar). Mais com o sabor de Lovers Rockers (Rock dos Amantes), a faixa “In My Bed” exige um parceiro com quem você pode coordenar seus movimentos. A linha de baixo proeminente pinta um quadro de domingos passados ​​na cama com sua outra metade, de regalamento mútuo e romance doce. O artista em destaque, o Sr. Weazley, vem da ilha vizinha de Curaçao, Bonaire, e adiciona um bom contraste à voz mais suave de Mr. Ray Bass.

Nem um pouco suave é a vibração urbana e tropical do subsequente faixa “Let It Go”. Combinando elementos do Dancehall moderno e latino-caribenho, a faixa é uma ode à sua liberdade pessoal, pedindo que você corte os cordões ligados a essa grade das 9 às 5, pelo menos às vezes. Os vocais roucos e sexy que você encontrará neste pertencem ao Major Dreamin’, um jovem que aperfeiçoa suas habilidades em um projeto comunitário que Riëndy dirige em sua cidade natal, Soest.

De volta ao clássico Reggae, guitar skank e harmonias de metais e tudo, a faixa-título nos leva a uma “viagem ao paraíso”, como Ray Bass nos diz. É quase como um vídeo promocional colorido, anunciando a beleza da pequena ilha de Curaçao, que ainda não foi invadida por turistas. More Than Friends é, novamente, uma mudança completa de humor e de assunto. Soul e R’&’B são as águas da querida artista Rebecca Strong, e juntos os cantores exploram os misteriosos entrelaçamentos das energias masculina e feminina. Suas harmonias são incríveis aqui, especialmente quando cantam em duas vozes.

A sensação de quando uma dupla se torna solo é descrita na entrada final, a faixa “Monday Breakups”. Essa música muito pessoal trata de uma separação repentina que o artista enfrentou alguns anos atrás, mas não é uma balada triste, lembre-se – o Riddim cadenciado, em vez disso, permite que você pense em Surf-Reggae, ao estilo californiano.

O álbum “Come To My Island” é um começo gentil e convincente que coloca uma ilha no mapa do Reggae que não teve um grande papel até agora. E aqueles de nós que não podem ir a Curaçao diretamente são solicitados a encontrar esta ilha em seus arredores imediatos, seja um local solitário na margem do rio, uma árvore exuberante no parque ou no topo de uma colina. Nós o ouvimos, Sr. Ray Bass!

Detalles Del Producto:

Mr. Ray Bass – Come To My Island