26 de abril de 2024 - 18:11

Médico, vereador Victor Rocha debate prevenção ao câncer e crise em hospitais

Médico e idealizador do Projeto Casa Rosa, que atende mulheres na luta contra o câncer de mama, o vereador Victor Rocha explicou durante entrevista ao Rádio Livre, transmitido ao vivo pela 104,7 FM Educativa, a importância da prevenção e de políticas públicas para a saúde.

Com a proposta de reunir em um único espaço consultas, exames de ultrassom, mamografia e biópisias, a Casa Rosa, segundo Victor Rocha, ajuda a diminuir uma fila grande de atendimentos, ganhando tempo para o diagnóstico precoce e tratamento mais eficaz. O projeto, segundo o médico, contou com planejamento estratégico, estrutural e apoio político do deputado federal Dagoberto Nogueira.

Victor Rocha lembrou que a Casa Rosa zerou a fila de espera por consulta com mastologista, punção e biópsia de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a inauguração mais de 4,9 mil atendimentos (entre primeira consulta e retorno). Também foram realizados por meio do Projeto Casa Rosa: 1.454 ultrassonografias; 678 mamografias; 633 biópsias, sendo confirmado 81 pacientes com câncer de mama que já foram encaminhadas para tratamento.

O custeio vem de fontes diferentes: para investimento e equipamentos, vem por meio de emendas municipais; já para salários são usadas emendas federais. Porém, segundo Victor Rocha, como a maioria dos hospitais públicos os recursos são subfinanciados, impossibilitando o pagamento das despesas totais.

O problema, que atinge outros hospitais públicos da Capital, preocupa e mostra que as gestões precisam dar mais suporte a essas instituições, como o Hospital do Câncer, que paralisou atendimentos em razão de greve dos médicos. De acordo com Victor Rocha, audiência pública agendada para a próxima segunda (6 de março), às 9 horas, discutirá o tema. “Um hospital importante como esse não pode parar. O financiamento da saúde é tripartite, todos tem o dever de ajudar para que a retomada aconteça o mais breve possível”.

De olho nos sintomas e a busca por exames e prevenção ao câncer de mama

Victor Rocha lembrou mais uma vez da importância dos exames preventivos. Apesar de atingir muito mais as mulheres, o câncer de mama também é diagnosticado nos homens.

Considerada uma doença muitas vezes silenciosa, o câncer de mama tem maiores chances de cura quando o diagnóstico é feito por exames preventivos anuais para as mulheres.

Para os homens, não há indicação de rastreio anual. Mas é importante ficar ligado em caroços e procurar imediatamente um médico.

Confira a entrevista completa no Rádio Livre desta terça: